Beto Preto visita Cianorte e anuncia investimentos na saúde

 

A 13ª Regional de Saúde de Cianorte recebeu, na manhã desta sexta-feira (30), em sua sede, a visita do secretário de estado da Saúde, Beto Preto. A ocasião reuniu prefeitos, vereadores, secretários, profissionais da área, lideranças e a imprensa local. Entre as questões tratadas, destacam-se o enfrentamento à Covid-19 e investimentos.

“A 13ª Regional de Saúde está muito bem organizada. Com relação ao combate da pandemia, por exemplo, os números de casos e de letalidade são menores que a média do Estado. Além disso, todas as doses de vacina que chegam aos municípios são aplicadas prontamente. Parabéns a todos, em especial, aos prefeitos, que têm feito um trabalho extraordinário, cada um a sua maneira e estratégia”, destacou o secretário, junto a chefe da unidade regional, Adriana Batista Gonçalves Guimarães.

Ainda sobre a vacinação, Beto Preto reforçou a projeção de o Paraná vacinar 100% da população com idade a partir dos 18 anos com a primeira dose até setembro. “As doses vão chegar, não se preocupem”, afirmou. O secretário também salientou a importância da segunda dose. “Com a primeira, a proteção é de cerca de 30% contra a Delta. Já com as duas doses, a eficácia pode chegar a 80%. Por isso, a busca ativa das pessoas para completar o esquema vacinal é essencial para termos números menores, ainda mais com a variante em transmissão comunitária”, alertou.

Com relação aos investimentos, o secretário enfatizou que o Estado está empregando recursos para o acompanhamento de pacientes que já tiveram Covid-19, como na reorganização dos municípios para a estratégia da Saúde da Família, que presta serviços em Atenção Primária e leva o atendimento para dentro da casa dos paranaenses.

“Vamos destinar 23 automóveis para a 13ª Regional, sendo oito para o município de Cianorte, que darão mais autonomia para o deslocamento até os pacientes, monitorando a evolução de possíveis sequelas causadas pelo coronavírus e trabalhando a reabilitação […]. Nesse sentido, também é preciso considerar um ano e meio de pandemia e seus reflexos na saúde mental das pessoas, em especial, das que lidam com a dor do luto. Para isso, vamos ampliar o acesso aos CAPS [Centros de Atenção Psicossocial], entre outras ações”, anunciou.

Beto Preto, ainda, reiterou a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Cianorte. “Temos um compromisso muito forte com o município. O governador, Ratinho Junior, já autorizou recursos na ordem de R$ 15 milhões para a execução desta importante obra e a Prefeitura, por sua vez, disponibilizou o terreno ao lado da UPA”, lembrou.

Representando os demais, o prefeito de Cianorte, Marco Franzato, prestou agradecimento. “Essa visita é muito importante pra nós, pois demonstra o quanto o Governo do Estado é presente e tem trabalhado para trazer desenvolvimento para a região. Já temos uma reunião agendada para a próxima semana, na qual discutiremos grandes projetos”, disse, juntamente com o presidente da Amenorte, o prefeito de Tapejara, Rodrigo Pezão.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cianorte