Se você acorda com dor nos maxilares, tem dores de cabeça frequente, no ouvido, no pescoço, nas costas, rigidez nos ombros, os músculos da face cansados e doloridos, sente estalos ao abrir e fechar a boca, tem dentes desgastados, dorme mal, quebra muito as restaurações, entre outros sinais e sintomas, talvez você possa estar com bruxismo. Mas calma, não se preocupe porque tem tratamento.
Você sabia que muitas pessoas têm bruxismo e nem sabem disso? O Bruxismo é o ato de ranger os dentes durante o dia ou a noite enquanto dorme, e por isso nem percebe. Nos casos mais graves chegam a trincar ou fraturar o dente, além de provocar uma sobrecarga na ATM (articulação tempo-mandibular).
Entre as faces articulares dos ossos que compõem as ATMs existe uma estrutura fibrocartilaginosa chamada disco articular, cujas principais funções são amortecer e moldar as superfícies ósseas da articulação, evitando traumas e desgastes prematuros. Quando o disco articular se desloca de sua posição fisiológica, acontece o estalo (clique), notado nos movimentos mandibulares, tais como: falar, mastigar, cantar bocejar, etc.
O encaixe dos dentes, ou seja, a oclusão dental tem uma relação muito íntima com a ATM, onde ao ocluir os dentes mais para frente, mais para traz ou para os lados pode trazer consequências para a ATM, pois a oclusão é responsável pela posição do côndilo (cabeça da mandíbula) dentro da articulação. O ideal é que a oclusão tenha um relacionamento adequado, para manter côndilo e disco articular harmônicos e bem posicionados entre si, a fim de que a articulação seja saudável.
Outro fato interessante é que as mulheres sofrem mais com o bruxismo que os homens. Isso ocorre porque o homem tem menos tendência em somatizar os problemas e apresentam distúrbios gastrointestinais ou doenças do coração, já as mulheres tendem a concentram na região da cabeça os seus problemas.
Nesse ritmo alucinante da vida moderna “que não tem nada de moderno” a mulher tem acumulado muitas funções e responsabilidades: trabalho, família, e assumem uma boa dose de culpa por não terem o tempo que gostariam para se dedicar aos filhos e a família. E isso desencadeia uma série de patologias, e na maioria dos casos existe o fator emocional (stress, ansiedade, depressão) que desencadeiam a dor.
Existem diversos tratamentos dependendo do tipo e intensidade do bruxismo, mas os mais comuns são o uso de placa mio relaxante; ajuste da mordida, Botox para relaxar os músculos; terapia psicológica; fisioterapia e medicação quando necessário.
Uma avaliação completa com radiografias panorâmica, de ATM, tomografia, pode ser necessária para avaliar a ATM, verificar a sua oclusão, além de examinar os músculos e tecidos da cabeça e pescoço à procura de sinais de inflamação.
Colaboração: Dr. Wagner Destéfano
Cirurgião Dentista – CRO 10637