3º LIRAa apresenta queda do índice de infestação do Aedes aegypti, mas estado de alerta continua

Foram 1.550 imóveis vistoriados, com dois focos encontrados, sendo um no Jardim Universidade e outro no Parque Industrial

A Secretaria Municipal de Saúde de Cianorte divulgou, nessa quarta-feira (28), o resultado do 3º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano, realizado entre os dias 20 e 22 de agosto. A pesquisa, realizada pelos agentes de endemias, apresentou uma queda substancial no índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febres chikungunya e amarela, ficando em 0,1%. O percentual está dentro faixa que a Organização Mundial de Saúde preconiza,que é de até 1%.

Ao todo, foram vistoriados 1.550 imóveis, de 32 regiões da cidade. Neles, foram encontrados 02 focos do Aedes aegypti, sendo um no Parque Industrial e outro no Jardim Universidade. “Mesmo que o índice tenha sido baixo, o importante é continuar com o estado de alerta. O clima seco é o principal fator pela redução dos focos”, destacou a supervisora do Programa de Combate à Dengue da Prefeitura, Vera Lucia Fusisawa. “Como estamos passando por um período de escassez de chuvas, pode nos parecer que a situação está tranquila, mas os objetos que estiverem descartados de maneira irregular, podem se tornar criadouros, caso volte a chover”, completou.

Segundo o levantamento, os tipos predominantes de criadouros foram vaso de planta e recipiente plástico com água. Segundo a coordenadora, estes são locais de reprodução do mosquito que a própria população pode eliminar. “O fato de que muitos municípios continuam registrando casos da doença, fez com que não se interrompesseo ciclo de transmissão do vírus. Sendo assim, devemos continuar em alerta total”, disse a supervisora.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte