Ouvidoria da Saúde lança canal de atendimento via Whats

A Ouvidoria Geral da Saúde, da Secretaria da Saúde do Paraná, lançou nesta segunda-feira (29) mais um canal de comunicação com a população, desta vez via WhatsApp. Nesta primeira etapa, o serviço receberá as mensagens de usuários da 2ª Regional de Saúde de Curitiba, que poderão cadastrar o número (41) 3330 4414 para entrar em contato e solicitar informações sobre medicamentos não padronizados na Farmácia do Estado.

A Ouvidoria já atende os paranaenses de todas as cidades por meio de outros quatro canais – via web, ligação gratuita, atendimento presencial e carta.

“Ouvir as pessoas e acolher suas opiniões, sugestão, crítica ou elogio é fundamental para a realização de uma boa gestão”, afirma o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, que é médico e já foi o 1º Ouvidor-Geral do SUS, em Brasília, entre 2003/2004.

“Além de aproximar a população da administração pública, os canais são importantes ferramentas de identificação de demandas da população e avaliação de ações dos gestores. O Governo do Estado reconhece que a participação da sociedade é prioritária e implantou as Ouvidorias Municipais em todas as 399 cidades do Paraná, antes dos primeiros 90 dias de gestão”, disse o secretário.

ANTECIPADO

Segundo a lei federal 13.460/2017, que dispõe sobre o funcionamento das ouvidorias municipais, o prazo para implantação em todas as cidades do País, vai até julho deste ano. O Paraná se antecipou à data e já implementou o serviço em todos os municípios. No início de abril atingiu a meta com a instalação da Ouvidoria Municipal de Balsa Nova, na região Metropolitana.

Além das ouvidorias municipais, o Governo do Estado também ampliou o serviço em hospitais e unidade próprias, nos Consórcios Intermunicipais de Saúde, nas Regionais de Saúde e Hospitais Contratualizados com a rede SUS. Ao todo, o Paraná tem mais de 500 ouvidorias atendendo usuários do Sistema Estadual de Saúde.

“As ouvidorias representam as portas abertas das instituições públicas para o cidadão e têm como foco a implantação de melhorias no Sistema de Saúde e a proteção e defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos”, explicou o ouvidor-geral da Secretaria da Saúde, Yohan Garcia de Souza.

WHATS

O ouvidor-geral enfatiza que o novo canal pelo whats segue uma tendência nacional de agilizar o atendimento ao cidadão. “Vem ao encontro do objetivo do governo de Ratinho Junior de inovar levando os serviços perto da população, com mais conforto e rapidez”, diz ele.

Neste primeiro momento o serviço funcionará como piloto atendendo a usuários da Farmácia Regional, da 2ª Regional de Saúde de Curitiba, sobre dúvidas relacionadas a medicamentos não padronizados. A demanda sobre estes medicamentos registrou no ano de 2018 mais de 3.500 atendimentos presenciais nesta Regional, que abrange Curitiba e mais 28 municípios da região metropolitana.

“Além possibilitar o acesso ágil ao cidadão, o canal pelo whats vai desafogar atendimento na Ouvidoria da Regional”, destaca Yohan de Souza. O número para acesso – 41 3330 4414 – é fixo, mas está habilitado para receber as mensagens de celulares via WhatsApp. O serviço será gradualmente levado a outras regionais.

MANIFESTAÇÕES

No primeiro quadrimestre deste ano, o Sistema informatizado da Ouvidoria Regional de Saúde registrou 11.976 manifestações, revelando crescimento de 26% em relação ao mesmo período de 2018, que registrou 8.867. Segundo o ouvidor-geral, o objetivo agora é padronizar os processos do sistema de informatização e qualificar mais pessoas para este atendimento.

Confira todos os canais de atendimento

Para entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde os usuários podem acessar:

WhatsApp (41) 3330 4414

Web no endereço www.saude.pr.gov.br

Fone – ligação gratuita pelo número 0800 644 4414

Presencial – de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede das Ouvidorias de Saúde

Cartas – endereço da Ouvidoria Geral da Secretaria da Saúde – rua Piquiri, 170, bairro Rebouças, Curitiba – Paraná, CEP 80230-140.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná