Estrutura simples e de baixo custo impede danos causados por cortadores de grama
Com inúmeras praças, parques, canteiros e outras áreas verdes na zona urbana, é rotina, em Cianorte, o corte de grama promovido pela Prefeitura para garantir a salubridade e o bom aspecto dos logradouros públicos. O trabalho, que é efetuado por empresa terceirizada, tem como carro-chefe a roçadeira elétrica, um equipamento de eficácia e agilidade que, no entanto, pode representar perigo às árvores jovens. Isto porque, caso a lâmina encoste no tronco, arrancando parte da casca, comprometerá o desenvolvimento da planta.
Para evitar que isso aconteça, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) está colocando em prática uma medida preventiva: a instalação de canos de PVC no entorno das mudas. “A estrutura em plástico resistente, que tem baixo custo e é aparentemente simples, gera um impacto muito significativo, pois impede que o equipamento de corte danifique o tronco e promova a interrupção parcial ou total do fluxo de seiva, o que ocasiona, por sua vez, sequelas no desenvolvimento e até a morte do exemplar”, contou o secretário da pasta, Guilherme Comar Schulz.
Durante esta semana, foram realizados testes para o estabelecimento de padrões que atendam às necessidades de proteção e de crescimento das árvores jovens. A previsão é de que a instalação comece na próxima segunda-feira (19), pela Avenida das Fábricas. “O local foi escolhido pela quantidade de mudas, que é expressiva”, explicou o secretário. “Para que a ação tenha resultado, contamos com a colaboração de todos os cianortenses. Solicitamos que não retirem as estruturas, bem como que não permitam atos de vandalismo”, concluiu.
Fonte: ASCOM PMC