Depois de quatro meses de funcionamento, o Canil Municipal de Cianorte voltou a ser assunto na Câmara. Dessa vez, o secretário municipal do Meio Ambiente, Guilherme Comar Schulz, assumiu a tribuna da Casa de Leis para falar sobre os resultados alcançados pela unidade de atendimento aos animais. O convite foi de autoria do vereador João Alexandre, aprovado por todos os parlamentares.
O momento foi importante para expor resultados animadores: mais de 100 cães foram adotados e 260 castrados, superando as expectativas de atendimento estabelecidas antes do início do funcionamento do Canil. “O trabalho tem consistido em amparar os animais em situação vulnerável, fazer o controle da quantidade daqueles em situação de rua, por meio de castração e chipagem, e desenvolver atividades de conscientização sobre a guarda responsável”, explicou o secretário.
Questionado pelos vereadores, o secretário expôs as características do trabalho desenvolvido no canil, que, desde o início, conta com a parceria de Ongs do município, sendo que o custo mensal para a manutenção do espaço e das atividades ali desenvolvidas é de aproximadamente R$ 30 mil. Sobre a estrutura do local, o secretário explicou que existem 20 baias para animais adultos e mais 13 estão em construção – que serão destinadas a filhotes.
Segundo o vereador João Alexandre, a causa tem sensibilizado cada vez mais pessoas. “A população esperava por medidas assim e por várias vezes cobrou de nós, vereadores. É muito bom saber que o município tem contemplado essa necessidade e, mais do que isso, superado as expectativas antes estipuladas”, comentou.
O presidente da Casa de Leis, vereador Dadá, destacou que o assunto foi discutido na Câmara por várias vezes. “Sempre acreditamos que esse trabalho é necessário e a preocupação sempre foi aprovar um projeto que, de fato, gerasse resultados. Por isso, tivemos o cuidado de acompanhar a implantação do Canil, que passou por várias fases. Tenho certeza que muitos resultados positivos ainda serão comemorados pela população”, disse.
Texto e Foto: Assessoria CMC
Seja o primeiro a comentar