Para quem costuma utilizar o transporte público para locomoção, os dias de chuva e frio costumam ser complicados. “A gente precisa sair com guarda-chuva e roupas mais grossas e mesmo assim, muitas vezes acaba se molhando”, aponta a usuária Adenir Ernega, que já chegou a perder o ônibus por conta do tempo.
A partir desta semana, porém, essa situação deve mudar para ela e outros cianortenses. Isto porque, a prefeitura de Cianorte concluiu a instalação da primeira estação tubo de ônibus na Praça da Bíblia (região central).
Para o prefeito Claudemir Bongiorno, a medida proporciona não apenas conforto, mas também segurança aos moradores. “Enxergamos que uma cidade desenvolvida, precisa voltar sua atenção para o transporte público, oferecendo condições dignas aos usuários. Nesse sentido, temos certeza que essa estação, iluminada e resguardada, facilitará muito a vida de quem precisa tomar ônibus para trabalhar e se locomover”, aponta. Fabricado em acrílico (policarbonato) com sustentação em ferro, o tubo foi instalado em regime de teste no local. “Iremos analisar se não vai esquentar demais e como será a adaptação da população, para depois implantar mais deles em outros espaços da cidade”, aponta o arquiteto Marcos Vinícius Fabrício.
A estação, de aproximadamente 16 m², conta com bancos em seus interior, que comportam 20 pessoas sentadas, e iluminação. Quem utiliza o ônibus aprovou a medida. “Ficou ótimo. Agora ficou muito mais fácil para tomar a circular em dias chuvosos, principalmente aqueles com chuva de vento”, disse a usuária Antonia Prioli. “Era preciso que mais desses fossem instalados aqui na cidade, de tão bom”, completa Adenir Ernega. Até o final do ano, o arquiteto aponta que a administração municipal pretende implantar mais uma dessas no centro e outros dois nos bairros.
REFORMA – Junto com a estação tubo, que trouxe um ‘ar’ de modernidade, a Praça da Bíblia também recebeu melhorias. Entre elas destacam-se a reforma do piso – todo substituído por paver; instalação de iluminação; rampas de acessibilidade, bancos e paisagismo. O local ainda deve receber uma escultura em homenagem à biblia, elaborado pelo artista plástico cianortense Aristeu Piovezan.
A arquiteta da Prefeitura, Angela Maria da Silva Santana, responsável pela obra, aponta que através do projeto arquitetônico, buscou transmitir a mesma linguagem para todo o espaço. “Por ser uma praça pequena, pensamos em fazer um paisagismo que desse destaque ao monumento da bíblia que será instalado. Também modificamos alguns traços do espaço e substituímos os postes republicanos por outros mais arrojados”, informa. As obras devem ser concluídas em breve.
Texto e foto: Ascom Prefeitura de Cianorte
Seja o primeiro a comentar