Ortigara apresenta melhorias para agricultores da região

norberto ortigara2O secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara (foto), está em Cianorte. Ele cumpriu agenda na região apresentando novidades e melhorias para os agricultores. O secretário visitou Indianópolis e Guaporema hoje (2) manhã e à tarde atendeu a imprensa na sede cianortense da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab). “A agricultura mostra a sua força no Paraná, pela alta do dólar e também gerando muitos empregos no estado”, comentou Ortigara um dia após anunciar em Curitiba a estimativa otimista da safra de grãos de Verão para o período 2015/2016.

O secretário assinou um projeto de proteção do solo e água que beneficiará agricultores de Cidade Gaúcha, Rondon e Indianópolis. E depois foi até Guaporema visitar uma Vila Rural onde será implantado um sistema de irrigação. Ainda em Indianópolis foi anunciada a entrega de equipamentos para a produção de bicho da seda.

Ortigara comentou com entusiasmo diferentes setores agropecuários paranaenses. Elogiou o trabalho dos 23 mil aviários do Paraná, dizendo que os produtores se adaptaram muito bem às características de seus clientes internacionais, não sofrendo interferência nas negociações de aspectos e tradições de cada país.

Também foi anunciado que a produção de tilápia deve crescer muito no Paraná nos próximos 15 anos, chegando a concorrer com a carne bovina e suína.

Outra novidade anunciada foi um programa regional que começa em outubro com 20 projetos conforme os aspectos de cada região. E que visa aumentar em 30% a produção agrícola paranaense.

MANDIOCA – Um dos aspectos locais abordados pelo secretário estadual foi sobre a mobilização dos mandiocultores. Ele anunciou que já está prevista uma redução de 3% na área da mandioca no Paraná e que o setor está se ajustando por conta própria. Depois de um momento ruim onde os produtores se mobilizaram pedindo melhores condições e preço, houve a liberação de verba do governo federal para a compra do excedente. “Temos a expectativa agora de que tudo que seja plantado, seja comprado”, citou Ortigara, ressaltando que o setor deve levar quase dois anos para se recuperar.

A visita de Norberto Ortigara foi acompanhada pelo deputado estadual Jonas Guimarães (que veio com ele da capital), do o chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (SEAB), em Cianorte, Francisco Cascardo Neto, o gerente regional da Emater, Anízio Menarim Filho, de representantes de entidades rurais regionais, entre outros.

Texto e foto: Andye Iore

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*