Medidas preventivas evitam quedas de árvores na cidade

foto 1Em meio a tantas chuvas e ventos fortes, Cianorte registrou nos últimos dias apenas um caso de queda de galhos de árvore em toda sua extensão urbana, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). “Não houve ocorrências nesse sentido, devido ao ostensivo trabalho preventivo realizado pela administração municipal”, explica José Ícaro Maranhão, secretario municipal de Meio Ambiente.

Com mais de 70 mil árvores de 150 espécies diferentes no perímetro urbano, o único caso registrado de queda de galhos aconteceu na região dos Seis Conjuntos. Segundo o chefe da Divisão de Meio Ambiente, Leodoro Francisco da Silva (Dorinho), com as chuvas o número de quedas aumenta porque além dos ventos fortes, o solo amolece e as raízes tendem a se soltar. Em casos de perceber que uma árvore pode oferecer risco, é indicado entrar em contato com Secretaria de Meio Ambiente de Cianorte.

“Há uma preocupação em realizar o trabalho de poda, eliminação de exemplares prejudicados que podem vir a cair, e também o plantio de mudas. Estas ações contribuem para que o município não sofra com essas quedas constantes de árvores, mesmo neste período de chuvas e temporais”, comenta o chefe da Divisão do Meio Ambiente. De acordo com ele, ao se aparar as árvores se evita que galhos secos caiam nas vias, prejudicando o trânsito e causando acidentes.

Quando uma árvore oferece risco à população, é sempre realizado um estudo prévio para que não seja podada ou retirada sem um motivo eloquente. Os pedidos de remoção devem ser protocolados na Prefeitura de Cianorte, que encaminha para o estudo aprofundado da situação da planta pelo Conselho de Meio Ambiente.

Texto e foto: Assessoria da PMC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*