Comec, Cohapar, Paranacidade e Pred firmam compromisso com os ODS

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), o Serviço Social Autônomo Paranacidade, a Cohapar e a Paraná Edificações (Pred), vinculadas à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, firmaram nesta segunda-feira (2) o Termo de Compromisso com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), para a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

A assinatura ocorreu na Reunião de Internacionalização da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Nossa missão é a de ajudar na construção de cidades sustentáveis, respeitando o tripé do equilíbrio social, ambiental e econômico. E com a parceria e ajuda de todos, vamos fazer um Paraná melhor e inclusivo”, disse o secretário do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, lembrando que essas são orientações do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

INOVADORA

Ortega destacou que o governador prega uma administração inovadora, com geração de renda, obras sustentáveis e projetos estruturantes que resultem na melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas, nos 399 Municípios do Paraná.

Assinaram o compromisso o superintendente do Paranacidade, Alvaro Cabrini; os presidentes da Comec, Gilson dos Santos; da Cohapar, Jorge Lange; e da Pred, Lucas Pigatto, e pela vice-presidência do Cedes, Keli Guimarães.

A Agenda 2030 e os detalhes de cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com destaque para as propostas da Secretaria, foram apresentados pelo analista de Desenvolvimento Municipal e articulador das ODS no Paranacidade, Geraldo Farias.

Na Comec, segundo Gilson Santos, a maioria das ações já está de acordo com os Objetivos dos ODS. “A cada dia colocaremos mais as ODS em nossa agenda diária”, disse ele. Para o presidente da Cohapar, há duas palavras-chave para o bom exercício dos ODS. “Atitude e comprometimento nos levam à realização”, enfatizou. Já o diretor-geral da Paraná Edificações, Lucas Pigatto, disse que traçou cinco objetivos para a entidade. “Muitos desses Objetivos das ODS já incorporam o Memorial dos Aluguéis que são de responsabilidade da Pred”, disse.

O superintendente executivo do ConCidades, Orlando Bonette, destacou a efetiva participação dos Conselhos. “Nós ouvimos a sociedade civil organizada e, dessa forma, as ações do ConCidades podem ajudar na elaboração de políticas públicas, como pregam os ODS”, destacou.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: