Fundo Estratégico do Paraná foi destaque na Brazil Week, evento que reúne bancos, fundos e lideranças para discutir negócios e investimentos internacionais
A Invest Paraná apresentou o Fundo Estratégico do Paraná (FEPR) a investidores, fundos e grandes gestoras de ativos durante a Brazil Week, em Nova York. A agenda internacional ocorreu entre segunda-feira (11) e quinta-feira (14) e teve como foco ampliar a visibilidade do Estado no mercado financeiro global.
Criado pelo Governo do Estado em 2025, o FEPR busca modernizar e ampliar a capacidade de investimentos do Paraná. A proposta é atrair capital, estruturar instrumentos financeiros de longo prazo e abrir novas frentes de parceria com instituições nacionais e internacionais.
A missão contou com a participação do diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, e do diretor de Relações Internacionais e Institucionais da agência, Giancarlo Rocco. A delegação participou de fóruns promovidos por instituições financeiras, entidades ligadas ao ambiente de negócios e reuniões privadas com fundos, gestoras de ativos e bancos.
Paraná busca ampliar presença no mercado global
Segundo Eduardo Bekin, a missão teve dois objetivos principais. O primeiro foi entender como o Brasil e o Paraná estão sendo avaliados por agentes do mercado financeiro internacional.
“Buscamos entender como os bancos, os fundos internacionais estão enxergando o Brasil nesse movimento da política, no movimento dos investimentos, como é que eles estão colocando até o rating em determinados investimentos, determinados estados e tudo mais”, afirmou Bekin.
O segundo objetivo foi apresentar o Fundo Estratégico do Paraná e iniciar conversas sobre possíveis captações, investimentos conjuntos e parcerias com instituições financeiras de grande porte.
“Com o Paraná sendo pioneiro no Fundo Estratégico, o objetivo é mostrar e já começar a pensar nas captações, pensar nos investimentos conjuntos, junto a essas instituições financeiras de primeira linha”, destacou o diretor-presidente da Invest Paraná.
Brazil Week reúne investidores e lideranças em Nova York
A Brazil Week é realizada anualmente em Nova York e reúne investidores, bancos, fundos, empresários e lideranças públicas brasileiras. O evento discute oportunidades de negócios, comércio, investimentos e tendências econômicas globais.
Neste ano, a programação incluiu o fórum econômico do BTG, além de encontros promovidos por instituições como BlackRock, Amcham Brasil e Grupo VOTO. Também participaram representantes de diferentes estados brasileiros e do setor privado.
Durante os fóruns e reuniões bilaterais, Giancarlo Rocco afirmou que uma das principais tendências observadas foi a valorização de parcerias regionais para viabilizar investimentos. Segundo ele, Larry Fink, chairman e CEO da BlackRock, defendeu a importância de conexões regionais e da presença de parceiros locais para ampliar investimentos no Brasil.
“É aí que entra a atuação fundamental da Invest Paraná, focando e dando segurança para que essas instituições — sejam bancos, fundos de investimento ou empresas que queiram se instalar no Estado do Paraná — enxerguem o direcionamento correto desses investimentos”, avaliou Rocco.
Invest Paraná quer conectar oportunidades a grandes players
A apresentação do FEPR ao mercado financeiro internacional também teve o objetivo de consolidar a Invest Paraná como uma plataforma de conexão entre oportunidades no Estado e investidores interessados no Brasil.
De acordo com a agência, o diálogo com fundos, bancos e instituições financeiras fortalece o posicionamento do Paraná como destino seguro para novos investimentos. A estratégia é aproximar projetos estruturados no Estado de players globais com capacidade de aporte.
“Esse protagonismo traz para nós uma segurança de ambos os lados. Nós temos as informações e conseguimos direcionar os investimentos de uma maneira segura”, concluiu Rocco.
Fonte: Invest Paraná / Governo do Estado do Paraná.