Carol Santiago conquista ouro e Brasil chega a 37 medalhas em Berlim

Natação paralímpica brasileira encerrou o Campeonato Alemão Internacional com 11 ouros entre adultos e forte desempenho dos jovens atletas

Carol Santiago voltou ao topo do pódio e ajudou o Brasil a fechar o Campeonato Alemão Internacional de natação paralímpica, em Berlim, com 37 medalhas. A medalhista paralímpica venceu os 50 metros livre nesta terça-feira (12) e conquistou seu quarto ouro na competição.

No último dia de disputas, a equipe brasileira garantiu mais 14 pódios. Foram nove medalhas entre atletas adultos e cinco entre jovens nadadores, reforçando o bom momento da natação paralímpica do país no cenário internacional.

Ao todo, o Brasil terminou os três dias de evento com 11 ouros, cinco pratas e oito bronzes entre os adultos. Já os jovens somaram oito ouros, quatro pratas e um bronze.

Carol Santiago brilha nos 50m livre

Carol Santiago, da classe S10, destinada a atletas com comprometimento físico-motor, venceu os 50 metros livre com o tempo de 26s98. A brasileira já havia vencido os 100m costas no domingo (10) e conquistado outros dois ouros na segunda-feira (11), nos 100m livre e nos 50m costas.

A prova também teve dobradinha brasileira no pódio. Mariana Gesteira, também da classe S10, ficou com o bronze ao marcar 27s87. A prata foi para a britânica Georgia Sheffield, da classe S14, com 27s01.

“É muito natural chegar no último dia depois de tantas provas se sentindo mais cansada. Mas consegui ajustar tudo o que eu precisava”, afirmou Carol Santiago, segundo a Agência Brasil.

Brasil emplaca dobradinhas em quatro provas

O Brasil teve atletas em dose dupla no pódio em quatro provas no último dia de competição. Nos 50m peito, Beatriz Flausino, da classe S14, conquistou o ouro com 23s68. Patrícia Pereira, da classe SB3, ficou com o bronze, enquanto a italiana Monica Boggioni levou a prata.

Nos 400m livre, o bicampeão paralímpico Talisson Glock, da classe S6, venceu com 4min59s45. Thomaz Matera, da classe S11, ficou com o bronze, e a prata foi para o britânico William Ellard.

Thomaz Matera ainda voltou ao pódio mais tarde, desta vez como campeão dos 50m livre, com o tempo de 26s26. Ele superou o italiano Luca Da Prato e o britânico Mark Tompsett.

“Muito bonito chegar a esta medalha de ouro. Fico muito feliz e satisfeito. Classifiquei em terceiro para a final e consegui nadar mais rápido agora para buscar este ouro, quando estava valendo mesmo”, disse Thomaz, conforme a Agência Brasil.

Jovens nadadores também garantem medalhas

Entre os jovens, o paulista Enzo Rafael Martins foi um dos destaques do dia. Atleta da classe S10, ele conquistou três medalhas: ouro nos 400m livre, com 4min49s04, prata nos 50m livre, com 25s58, e prata nos 50m borboleta, com 29s87.

Outros dois jovens paulistas também subiram ao topo do pódio. Aldrey de Oliveira venceu os 50m borboleta, com 31s75, enquanto Luiz Fernando Rodrigues conquistou o ouro nos 50m peito, com 47s96.

“Eu estou muito feliz. É minha primeira vez em uma competição internacional. Muito gratificante, porque estou lutando cada vez mais para buscar medalhas e melhorar meus tempos”, comemorou Luiz Fernando.

Competição reuniu diferentes classes

O Campeonato Internacional de Berlim foi disputado no formato multiclasse. Nesse modelo, atletas de diferentes classes funcionais competem na mesma série, com critérios de pontuação que equilibram as disputas.

O desempenho brasileiro reforça a força da natação paralímpica nacional e amplia a expectativa para os próximos compromissos internacionais da modalidade.

Fonte: Agência Brasil.