Na manhã desta segunda-feira (19), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) e o Ministério Público do Paraná (MPPR) deflagraram a Operação Cognatus. Foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão, sendo sete pessoas presas.
A ação teve por objetivo o combate ao tráfico de drogas e a desarticulação de membros de facções criminosas que atuam em cidades na região de fronteira. A operação, que vinha sendo executada ao longo dos últimos dois meses, prendeu sete suspeitos que operavam nas cidades de Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Umuarama, Iporã e Francisco Alves.
Durante a operação, foi constatado que dois suspeitos coordenavam atividades ilícitas de dentro da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste por intermédio das esposas. Além disso, foram apreendidas drogas, mais de R$ 3 mil em espécie e aparelhos celulares.
“Os trabalhos continuam e novos desdobramentos poderão surgir com base nas provas coletadas. A operação representa um esforço conjunto e contínuo no combate ao tráfico de drogas e atuação de organizações criminosas, reafirmando o compromisso da Polícia Militar de Paraná e o Ministério Público do Paraná com a manutenção da ordem e a proteção da sociedade”, conlcui o boletim policial.