ESTUDANTES DE CIANORTE REPRESENTAM O PAÍS EM TORNEIO MUNDIAL DE ROBÓTICA NA CHINA

Seis estudantes e um professor da Escola Municipal Jorge Moreira da Silva estão preparando as malas para uma importante viagem internacional. A equipe “Inovadores da Terra”, que conquistou o terceiro lugar na etapa nacional do First Lego League, evento de robótica realizado em setembro de 2023, agora tem um novo desafio: ser o único time a representar o Brasil na First Lego League (FLL) Asian Open Championship, em Hong Kong, na China, nos dias 2 e 3 de agosto de 2024.

Luís Gustavo Volf da Veiga, Clara Batista Vitti, Arthur Inácio Rezende, Jonas Vicentine, Maria Luíza Teixeira e Júlia Beatriz Silva, que têm entre nove e dez anos, serão acompanhados pelo professor orientador, Douglas Possavati da Silva, e técnicos da Secretaria Municipal de Educação. As despesas da viagem serão custeadas pela Prefeitura de Cianorte.

Organizado pelo World Class Tests, o torneio reunirá 400 equipes, de mais de 20 países. Para a preparação, os estudantes, que integram a categoria Discovery, receberam um kit exclusivo do Instituto Positivo sobre o tema deste ano “Masterpiece”, que trata de como a paixão das pessoas pelas artes é compartilhada por meio de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Durante cada sessão, as crianças vivenciarão o processo de projeto de engenharia e explorarão o tema e as ideias, criando soluções e testando-as, iterando e alterando-as. Ao final, partilham o que aprenderam com os demais.

Os Inovadores da Terra participam do programa Educação Municipal Integral. “Além de todo o conhecimento que adquiriram ao longo das aulas do componente Pequenos Inovadores, que tem entre os conteúdos a robótica, esses estudantes terão a oportunidade de fazer uma viagem a um país que é referência em tecnologia e ter contato com outras culturas, idiomas, alimentos e produções”, ressaltou a coordenadora educacional e pedagógica de Tecnologia, Inovação e Educação Integral, Claudia Roberta Stefane.

“É muito satisfatório ver que começamos do zero as aulas de Tecnologia e Inovação e hoje os professores e alunos desempenham um trabalho incrível, que conquista reconhecimento internacional. Nossa gratidão a todos os envolvidos, que tornaram esse sonho possível”, afirmou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon.

“Incrível acompanhar o trabalho da educação municipal e ver o futuro promissor que estamos construindo para Cianorte, oferecendo conhecimento e chances para o desenvolvimento de competências e habilidades que serão cada vez mais uteis para as próximas gerações, como a lógica, criatividade, imaginação e, ainda, a capacidade de trabalhar em equipe”, comemorou o prefeito, Marco Franzato.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Banner Edplants, Acesse