ASSEMBLEIA PROMOVE CICLO DE DEBATES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O USO DA BICICLETA 

A Assembleia Legislativa do Paraná sediou na noite desta quinta-feira (28) a abertura da primeira edição do Seminário Paranaense de Ciclomobilidade e Cicloturismo, o ParanáBici. O evento está promovendo uma série de palestras, painéis, conferências e troca de conhecimentos técnicos sobre mobilidade urbana sustentável com base nos modelos de sucesso de planejamento urbanístico do Paraná e do Brasil. Neste primeiro dia, o Seminário contou a palestra magna de dois especialistas no assunto, Renata Falzoni e José Lobo. A convenção continua nesta sexta-feira (28) com uma extensa programação de debates.

Organizado pelo deputado Goura (PDT), o Consulado Honorário dos Países Baixos em Curitiba, a Escola de Gestão do Estado do Paraná e a Escola do Legislativo da Assembleia, o ParanáBici contou com a participação de profissionais técnicos de todo o Estado que atuam na área de urbanismo, trânsito, meio ambiente e gestão pública, além de pesquisadores, estudantes e público interessado no tema.

De acordo com o deputado Goura, o objetivo do ciclo de palestras é desenvolver e construir coletivamente a cultura da bicicleta nas políticas públicas do Paraná. No decorrer do encontro, os participantes trocaram experiências sobre a importância de uma mobilidade urbana sustentável e debateram a implantação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor. Além do debate, o evento promove a feira ExpoBici, com produtos e serviços que movimentam a indústria da bicicleta no Estado.

O parlamentar ressaltou ainda que o ParanáBici é um importante espaço de debate com especialistas sobre políticas públicas que priorizam a ciclomobilidade e o cicloturismo no Paraná. “Temos que lembrar e observar o quanto que a bicicleta está crescendo em todo o Paraná enquanto política de Estado. Estamos vendo iniciativas das prefeituras e do governo do Estado para fortalecer o turismo e a economia da bicicleta, além da mobilidade urbana. Neste sentido, o Seminário visa trazer e proporcionar justamente essa troca entre prefeituras e entidades que estão trabalhando tanto a mobilidade urbana e o turismo de bicicleta. O Paraná já é o Estado com mais leis de cicloturismo aprovadas no país. Estamos, dessa forma, fomentando e fortalecendo a bicicleta enquanto política pública”, ressaltou.

O deputado Goura lembrou ainda que a causa tem muitas barreiras. “Entre os principais desafios é construir e destacar, na perspectiva dos gestores públicos, a importância da bicicleta para a sustentabilidade. Quanto mais pessoas pedalarem é melhor para o trânsito, para o meio ambiente, para a saúde individual e coletiva. Queremos fazer com que o gosto pela bicicleta se transforme, de fato, em orçamento, em investimento, em garantias para que essa cultura se consolide cada vez mais”, completou.  

Fonte: ALEP

Banner Edplants, Acesse