Na tarde da última quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde reuniu representantes dos enfermeiros da Atenção Básica, na sala de reuniões da sede, para reforço das orientações sobre acidente de trabalho com exposição a material biológico. Entre as orientações, destacam-se as técnicas de prevenção e a importância da notificação.
“Foram abordados o manuseio correto, o uso de dispositivos de segurança e o descarte adequado de resíduos hospitalares, em procedimentos com perfurocortantes, como aplicação de vacinas, administração de medicamentos, punção venosa, entre outros”, exemplificou a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Aline Soares de Almeida Leal.
Com relação às providências necessárias após o acidente de trabalho com exposição a material biológico, foi apresentado o fluxograma de atendimento e o correto preenchimento da notificação. “Informamos sobre consulta, medicação e acompanhamento de exames que preveem sorologias de HIV e hepatites virais”, completou Aline. Em 2020, Cianorte registrou 37 notificações; em 2021, 47 e, neste ano, até o momento, nove.
Segundo a secretária de Saúde, Rebeca Galacci, embora a ocasião tenha sido realizada no “Abril Verde”, mês destinado à campanha de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, “as reuniões de educação continuada são recorrentes durante todo o ano e, inclusive, intensificadas com a SIPAT [Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho] em empresas privadas e órgãos públicos”, afirmou.