Nishimori preside sessão solene para debater a questão do pescado no Brasil

O Presidente da Frente Parlamentar em defesa do Pescado deputado federal Luiz Nishimori (PL-PR) junto com representantes e líderes do setor, realizou a Sessão Solene em homenagem ao pescador para debater a desburocratização do pescado.

Estiveram presentes na sessão mais de 100 representantes da pesca, pescadores do Paraná, de Santa Catarina, da Bahia e Rio de Janeiro. Proferiram discursos o presidente da solenidade, deputado Luiz Nishimori, o Secretário Nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, o representante dos Pescadores, Joab Amilton Costa, Deputados Estaduais de Santa Catarina, Prefeitos e demais Deputados Federais.

Foram quase duas horas de sessão, uma das reivindicações dos pescadores de Santa Catarina é que o Governo Federal e o governo estadual do Rio Grande do Sul revoguem a lei que restringiu para até 12 milhas a pesca de arrasto na costa do Rio Grande do Sul. Os pescadores argumentam que a medida prejudica o setor pesqueiro, e criticam a Lei Estadual.

O Secretário Jorge Seif revelou a importância do pescador na história da humanidade e firmou seu compromisso com o setor “vocês são a razão da nossa secretaria de aquicultura e pesca e vocês, não só os brasileiros, mas no mundo inteiro são responsáveis por 51% da proteína consumida no mundo e a vocês nós devemos respeito, respeito esse que a muito tempo tem faltado, respeito que nós temos buscado com o protagonismo que o nosso presidente Jair Bolsonaro tem dado pra nossa pasta e pra nossa atividade, temos dado o nosso coração a nossa coragem e a nossa cara para mudar a realidade”.

O representante dos pescadores de Santa Catarina, Joab Amilton Costa pediu socorro e afirmou que a verdadeira homenagem é poder trabalhar “a melhor homenagem de um trabalhador é poder trabalhar com dignidade esta é a melhor homenagem que pode ser feita”.

Nishimori afirmou que a Frente Parlamentar vai trabalhar por todo segmento “quero deixar claro para todos vocês que a Frente Parlamentar em Defesa do Pescado luta por toda a cadeia produtiva, por cada um. Temos condições de elevar nossa pesca e aquicultura, como fizemos com nossa agricultura nos últimos 40 anos, vamos unificar os dois setores, aumentar ainda mais nossa produção e teremos um setor gigante colaborando com o crescimento de nossa economia”.

Ao fim da sessão os pescadores de Santa Catarina e de Guaratuba entregaram a demanda do setor para o deputado federal Luiz Nishimori que se colocou à disposição para debater os temas e procurar soluções cabíveis junto com todas as esferas do poder público, estados e União. Logo após a Sessão Solene todos foram convidados para o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Defesa da Pesca Artesanal.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Deputado Federal Luiz Nishimori