
O secretário de Estado do Esporte e Turismo do Paraná, deputado licenciado Douglas Fabrício, visitou Maringá e conversou com prefeitos da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP) e com os acadêmicos e professores de educação física e profissionais de outras áreas, que se inscreveram no evento “Projetos Esportivos e Sociais – alternativas de financiamento”. O encontro foi na tarde de ontem (23), na AMUSEP, com a presença de 30 prefeitos e assessores e no auditório do Colégio Adventista com 200 inscritos de 60 municípios.
O evento foi dividido em duas etapas. Na primeira, realizada na AMUSEP e que teve à frente o presidente da entidade, Fausto Herradon, o secretário Douglas Fabrício conversou diretamente com os prefeitos da região. Nela abordou temas pertinentes ao esporte, como por exemplo, o apoio do estado às equipes que representam o Paraná em competições nacionais, sobre quadra multiuso, iniciativa apresentada recentemente ao lado do governador Beto Richa na capital do Estado, e que o secretário tem como objetivo levar para os municípios do interior, em parceria com os prefeitos, e o secretário ainda valorizou o projeto Talento Olímpico Paranaense (TOP), que apoia atletas em praticamente todas as regiões do Paraná.
“No Estado, nós temos um projeto chamado TOP, que é um projeto que o governador Beto Richa criou, e que é sucesso no estado e também no Brasil. É o maior projeto de apoio a atletas do Brasil. Esse projeto é em parceria com a Copel e que nós já investimos em torno de R$ 20 milhões, e todas as regiões têm sido atendidas. São atletas em nível escolar, e em nível de rendimento. São atletas que se destacam nos nossos jogos oficiais e que hoje alguns estão inclusive competindo. Nós conseguimos levar para as Olimpíada do Rio de Janeiro 40 atletas, paraatletas e técnicos, que a bolsa também atende aos técnicos. Conseguimos ganhar duas medalhas, a medalha da Ághata Bednarczuk, no vôlei de praia e a medalha do Marcelo Santos, da bocha, que tiveram o apoio do governo para as disputas”, comentou
Sobre a Lei do Esporte Estadual, o secretário disse que “Nós estamos solicitando aos municípios uma organização nesta iniciativa. Nós, inclusive, já criamos a lei, mas não foi regulamentada, mas pretendo até o fim de nossa gestão, deixar essa lei regulamentada, porque vai mudar o Paraná a ampliar os recursos para o esporte. Em nível federal tem uma lei que nos tem ajudado muito, que é a Lei do 1%, e que já tem uma discussão para ampliar para 3%. Por exemplo: Se você pegar aqui em Maringá, tem um time de vôlei, e esse time tem parceria com o governo do Paraná, através da nossa secretaria, e da Copel e da Sanepar. Em Campo Mourão tem um time de basquetebol, que também representa o Paraná em nível nacional. Por isso, também tem o apoio da lei federal, também através da Copel, da Sanepar e do governo estadual. Ou seja, as leis para o esporte ajudam muito, em todos os níveis. Citei dois exemplos de rendimento, mas também estamos trabalhando com a lei para termos o apoio ao básico também. Como investimento na classe escolar, no nível de participação. O objetivo é fazer com que as secretarias dos municípios tenham mais recursos”, frisou.
Texto e foto: Orlando Gonzalez
Seja o primeiro a comentar