Cianorte terá 1ª Guilda Medieval neste sábado

Evento gratuito no Ecomuseu do Cinturão Verde terá caça ao tesouro, swordplay, comidas medievais, concurso de torta e show de encerramento.

Cianorte vai entrar no clima da Idade Média neste sábado (11), com uma programação gratuita que promete movimentar o Ecomuseu do Cinturão Verde Mário Padial. A cidade recebe a 1ª Guilda Medieval, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Coletivo Café & Masmorras.

A proposta é oferecer ao público uma tarde de imersão histórica e lúdica, com atividades voltadas para crianças, jovens e adultos. A programação reúne jogos, culinária, literatura, figurino, swordplay e atrações culturais inspiradas no período medieval.

Caça ao tesouro e atividades para crianças

As atrações começam às 14h15, com uma Caça ao Tesouro para crianças de oito a 12 anos. Antes da brincadeira, os participantes terão uma breve conversa sobre a história medieval.

A dinâmica será realizada por meio de tickets numerados escondidos pela Trilha do Arboreto. Ao encontrar os bilhetes, as crianças poderão trocá-los por recompensas.

Durante a tarde, o público também poderá participar da Oficina de Swordplay, uma simulação de combate com espadas de espuma. A atividade busca aproximar os visitantes de uma prática inspirada nas batalhas medievais, de forma segura e recreativa.

Figurino, pintura facial e poesia

Para quem quiser entrar ainda mais no clima, haverá Pintura Facial Medieval das 14h15 às 16h. Às 15h, a programação também abre espaço para a prática literária, com microfone aberto para talentos da poesia.

Outro destaque será a Oficina de Figurino Arquetípico, ministrada por Valdecir Babinski Junior, professor da Universidade Estadual de Maringá e coordenador do Laboratório de Figurino. A atividade prática será realizada das 14h15 às 16h, para participantes inscritos previamente.

No workshop, os participantes aprenderão a explorar arquétipos da fantasia medieval para a criação de personagens únicos. A proposta une criatividade, expressão artística e referências históricas.

Comidas medievais e palestra gastronômica

A partir das 16h, os visitantes poderão conferir uma Exposição de Comidas Medievais. A atividade será acompanhada por uma palestra com o chef de cozinha Mizu, que apresentará explicações sobre métodos de preparo e ingredientes utilizados no período medieval.

A gastronomia será um dos pontos altos do evento, com foco em sabores, aromas e receitas inspiradas em tradições antigas. A proposta é aproximar o público da história também pela experiência alimentar.

Concurso de Torta Medieval encerra a tarde gastronômica

Às 17h, será realizado o Concurso de Torta Medieval. As inscrições seguem abertas pelo site oficial da Cultura, em www.cianorte.pr.gov.br/cultura.

De acordo com o regulamento, a torta deve ser doce, assada, ter recheio de frutas, ser produzida integralmente pelo candidato e apresentar forte ligação com a temática medieval. Ingredientes como frutas secas, mel, canela, noz-moscada, gengibre e cravo são priorizados.

A avaliação ficará por conta de um júri formado pelo chef Paulo Montagnoli, Vitória Ketyllin, participante do MasterChef, e Jaque Tonette, da página Fomedeque. Serão considerados critérios como sabor, aparência, fidelidade ao tema, criatividade e técnica.

Para encerrar a 1ª Guilda Medieval em grande estilo, o público poderá acompanhar, às 18h, um show com BK and Brothers.

Serviço

A 1ª Guilda Medieval será realizada neste sábado (11), no Ecomuseu do Cinturão Verde Mário Padial, em Cianorte. A programação é gratuita e aberta ao público.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social.