Ação começa em julho e envolve 27 operadoras de internet e telefonia; empresas terão 30 dias para iniciar os serviços após notificação formal
A regularização do cabeamento de telecomunicações em Umuarama deve ganhar força a partir de julho. A Copel, a Prefeitura de Umuarama e 27 operadoras de internet e telefonia definiram, em reunião realizada nesta segunda-feira (25), um mutirão para adequar fios instalados de forma irregular em postes da cidade.
A medida busca corrigir cabos fora das normas técnicas e de segurança, além de reduzir riscos à população. Após a notificação formal, cada operadora terá prazo de 30 dias para iniciar os serviços de regularização no setor indicado.
Mutirão será dividido por setores em Umuarama
Durante a reunião, o gerente-executivo de Compartilhamento de Estruturas da Copel, Fabrício Salmazo, apresentou o plano de ação da companhia. A proposta, aprovada pelos participantes, prevê a divisão de Umuarama em quatro setores.
Cada empresa ficará responsável por iniciar a regularização do cabeamento em um dos quadrantes definidos. A ação será acompanhada pela Copel, pelo município e pelas operadoras envolvidas no processo.
Prefeitura defende solução conjunta para o problema
O secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bigeschi, destacou que a proposta busca resolver uma situação recorrente por meio do diálogo entre os envolvidos.
“O importante é adotarmos uma solução em conjunto, por meio do diálogo, envolvendo a prefeitura, a Copel e as operadoras, para termos uma resposta efetiva à população”, afirmou Bigeschi, conforme divulgado pela Copel em 26 de maio de 2026.
Quem participou da reunião
Pela Copel, participaram o gerente-executivo Fabrício Salmazo, o supervisor de contratos de compartilhamento, Cláudio Bitto, os agentes de relacionamento com o poder público Karina Suenaga e Eduardo Araújo, além da técnica de projetos Meire Araújo.
Também estiveram presentes o secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bigeschi, a assessora jurídica da Prefeitura, Marília Aguiar Fávaro, e os vereadores Jabá da Carroceria, Marquinhos do Climério, Ronaldo Cardoso e Washington Guirão. Representantes das operadoras, servidores municipais e membros da comunidade também acompanharam a reunião.
Responsabilidade é das operadoras
A Copel reforça que a manutenção da fiação de telecomunicações é responsabilidade das operadoras, conforme normas definidas em resoluções conjuntas da Aneel e da Anatel sobre o compartilhamento de postes.
Casos de fios de telecomunicações que ofereçam risco à população podem ser comunicados pelo telefone 0800 51 00 116. A partir da denúncia, as empresas responsáveis são notificadas para realizar a adequação.
Regularização busca mais segurança
A presença de cabos soltos, baixos ou instalados de forma irregular pode comprometer a segurança de pedestres, motoristas e trabalhadores. Por isso, a regularização do cabeamento em Umuarama será tratada como uma ação integrada entre poder público, concessionária de energia e empresas de telecomunicações.
A expectativa é que o mutirão ajude a organizar a infraestrutura urbana e melhore a segurança nos espaços públicos da cidade.
Fonte: Copel.