Mais de 11 mil unidades do medicamento Kadcyla chegam para atender pacientes com câncer HER2-positivo
O Ministério da Saúde recebeu nesta segunda-feira (13) o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina (Kadcyla), usado no tratamento do câncer de mama HER2-positivo. O remédio foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 e é indicado para pacientes que ainda apresentam a doença após a quimioterapia inicial.
Nesta primeira entrega, chegaram 11.978 unidades do medicamento, parte de um total de quatro remessas previstas até junho de 2026. As próximas entregas ocorrerão em dezembro deste ano, março e junho do próximo, segundo o Ministério da Saúde. A previsão é de que 1.144 pacientes sejam beneficiados ainda em 2025.
O investimento total do governo federal é de R$ 159,3 milhões, destinados à compra de 34,4 mil frascos-ampola. O medicamento será distribuído às secretarias estaduais de Saúde, conforme os protocolos clínicos em vigor.
“É um avanço gigantesco para a oncologia nacional. Essa medicação reduz em 50% a mortalidade das pacientes com câncer HER2-positivo. É uma grande vitória do povo brasileiro”, afirmou José Barreto Campello Carvalheira, diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde.
O primeiro lote foi recebido no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e marca um reforço importante nas ações do Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama.
De acordo com o Ministério, o medicamento deve chegar aos pacientes ainda neste mês, com início dos tratamentos previsto até o começo de novembro.
Fonte: Agência Brasil.