Doação de cadáveres é essencial para ensino de anatomia no Paraná

Aulas práticas proporcionam experiência realista e ajudam na formação de profissionais da saúde

A doação de cadáveres para instituições de ensino é fundamental para a formação de estudantes da área da saúde no Paraná. Apesar do avanço das tecnologias educacionais, como modelos anatômicos em 3D e realidade aumentada, as aulas práticas com corpos reais continuam sendo indispensáveis para o aprendizado de anatomia e a simulação de procedimentos cirúrgicos.

Importância das aulas práticas de anatomia

Segundo Ricardo Bach, professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e presidente do Conselho Estadual de Distribuição de Cadáveres (CEDC-PR), a prática com cadáveres influencia diretamente no reconhecimento das estruturas do corpo e na formação de uma visão mais madura e respeitosa dos alunos em relação aos pacientes.

“O cadáver é o primeiro paciente real com quem o estudante da área de saúde tem contato. É nele que vai aprender a reconhecer, na prática, as estruturas anatômicas que são a base do conhecimento médico”, explica Bach.

No Paraná, o CEDC-PR é responsável por regulamentar e distribuir os corpos doados voluntariamente ou aqueles não reclamados por familiares para instituições de ensino superior. Atualmente, 46 instituições estão cadastradas no conselho, e, desde sua criação, 74 corpos foram destinados ao ensino.

Como funciona a doação de corpos?

Existem duas formas de doação de corpos para estudo:

  • Doação em vida: qualquer pessoa com 18 anos ou mais pode manifestar a vontade de doar seu corpo assinando um termo na presença de testemunhas.
  • Doação após a morte: familiares podem entrar em contato com o CEDC-PR ou com instituições de ensino para autorizar a doação.

Corpos de doadores de órgãos também podem ser utilizados para estudos, desde que passem por uma análise prévia. No entanto, mortes violentas ou decorrentes de suicídio impedem a doação.

O técnico em enfermagem Aparecido Rúbio de Araújo, morador de Paiçandu, já registrou sua intenção de doar o corpo. “É uma oportunidade de ser útil mesmo após a morte. Se hoje existem técnicas cirúrgicas avançadas, é porque foram estudadas em cadáveres no passado”, afirma.

Como fazer a doação?

Os interessados em doar seus corpos para o ensino e a pesquisa podem entrar em contato com o CEDC-PR pelo telefone (41) 3281-7318 ou pelo e-mail cedcpr@seti.pr.gov.br. A lista de cartórios que emitem a Escritura Pública de Doação está disponível no site da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).

O que você acha sobre a doação de corpos para estudo?

Compartilhe sua opinião nos comentários e ajude a divulgar essa iniciativa essencial para a formação de futuros profissionais da saúde.

Fonte: Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti-PR)