Estado será reconhecido como Hub dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e apresentará iniciativas locais para a transformação global.
O Paraná se prepara para uma participação de destaque no 12º Fórum Urbano Mundial (WUF12), que acontecerá no Cairo, Egito, entre os dias 4 e 8 de novembro. O evento global, que reunirá especialistas, governos e cidadãos para discutir soluções aos desafios urbanos, terá como tema central “Tudo começa em casa: Ações Locais para Cidades e Comunidades Sustentáveis”, destacando a importância das ações locais na construção de cidades mais justas e resilientes.
O Estado será coorganizador de um evento dentro do fórum, intitulado “Da ação local ao impacto global: percepções dos HUB Local2030”, sob a coordenação da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), vinculada à Casa Civil do Governo do Paraná. Durante o evento, o Paraná deverá ser oficialmente reconhecido como Hub dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um centro de referência na disseminação de práticas sustentáveis locais.
Paraná: pioneiro nos ODS no Brasil
O Paraná é o único estado brasileiro e o único país de língua portuguesa a fazer parte da iniciativa Local2030, ligada à ONU Habitat, que apoia a implementação dos ODS em nível local. Desde 2018, o Estado trabalha para desenvolver ideias e ferramentas que mobilizem governos e atores locais na promoção dos ODS. A superintendente da SGDES, Keli Guimarães, explica que o foco do Paraná Hub é dar suporte aos municípios na implementação dos ODS nos próximos anos, através do Programa de Promoção dos Objetivos Locais Integrados de Desenvolvimento Sustentável (POLIS).
“O Programa POLIS visa municipalizar os ODS, beneficiando todos os municípios paranaenses e promovendo boas práticas que podem ser aplicadas em outras regiões do Brasil e do mundo”, afirma Keli Guimarães.
Parcerias e cooperação técnica
Como parte da preparação para o fórum, representantes do Paraná se reuniram com o embaixador Antônio Francisco da Costa e Silva Neto, do Ministério das Cidades, para discutir oportunidades de cooperação técnica. O Ministério demonstrou interesse nas ações sustentáveis desenvolvidas pelo Paraná, como a Estratégia Paraná de Olho nos ODS, destacando o potencial dessas práticas para servir de modelo a outros estados.
Iniciativas em desenvolvimento no Paraná
Entre os projetos em destaque estão:
- Prospera: voltado à capacitação de lideranças locais para o desenvolvimento sustentável.
- Business Intelligence (BI): ferramenta que auxiliará o Estado e os municípios na análise de dados para tomada de decisões em relação aos ODS.
- Programa POLIS: inovação institucional que impactará diversas políticas públicas de forma positiva.
O papel de todos na construção de cidades sustentáveis
O Fórum Urbano Mundial reforça a ideia de que a construção de cidades sustentáveis não é responsabilidade apenas de governos e grandes empresas. Cada setor da sociedade tem um papel fundamental a desempenhar, e ações cotidianas podem ter um impacto significativo no futuro das cidades.
Agenda 2030
A Agenda 2030, firmada por 193 países durante a Assembleia Geral da ONU em 2015, definiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 150 metas que devem ser atingidas até 2030. O Paraná, por meio de seus projetos, está alinhado com essas metas, buscando ser um modelo de desenvolvimento sustentável no Brasil e globalmente.
Call to Action
Acompanhe as iniciativas do Paraná no 12º Fórum Urbano Mundial e veja como ações locais podem transformar o futuro das cidades!
Fonte: Casa Civil, Governo do Estado do Paraná