A Capital do Vestuário recebeu uma figura proeminente na luta pelos direitos do público infantojuvenil nessa segunda-feira (20). A psicóloga Marina de Pol Poniwas, presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), esteve em Cianorte para liderar o Seminário de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes. O evento foi dividido em duas ocasiões, com o intuito de abranger tanto o público em geral quanto os profissionais que trabalham diretamente com essas questões.
A primeira parte ocorreu das 8h30 às 12h, na Unipar, e foi aberta à população. Marina compartilhou experiências, fornecendo informações valiosas para todos os interessados em contribuir para um ambiente mais seguro e protetor para as crianças e adolescentes. Já durante a tarde, das 14h às 16h, no Salão da Secretaria Municipal de Assistência Social, a atenção se voltou para a Rede de Proteção, com o objetivo de oferecer estratégias específicas para os profissionais que lidam com casos de violência contra crianças e adolescentes.
Para o prefeito, Marco Franzato, a presença e liderança da presidenta do Conanda representaram uma contribuição significativa. “Contar com uma especialista, como a Marina, não apenas aumenta a conscientização sobre a violência contra crianças e adolescentes, mas também capacita a população e os profissionais envolvidos a agir de maneira eficaz para prevenir e responder adequadamente a essas situações”, disse, acompanhado pelo vice, João Alexandre Teixeira.
A atuação da presidenta também foi elogiada pela secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes, Stephanie Piveta Azevedo, que junto à chefe da Divisão dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fernanda Tait, agradeceu a presença de todos os participantes, “que assim reforçam a construção de uma sociedade mais segura e solidária”, afirmou.
O evento, ainda, contou com a presença do delegado da Delegacia da Mulher, Dr. Wagner Quintão; da presidente do Conselho Tutelar, Isabel de Souza, e do vice, Maike Bacarin; da presidente do CMDCA, Daniela Brazolotto; do coordenador do curso de Psicologia da Unipar, Sérgio Bezerra Pinto Junior; da secretária municipal de Assistência Social, Andressa Safira; e da assistente social do Ministério Público, Adrieli Volpato Craveiro.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social