
Em reunião da manhã dessa quarta-feira (10) com profissionais do Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Depen), o prefeito de Cianorte, Marco Franzato, demonstrou interesse em implantar no município um projeto de reinserção social dos presos em fase final do cumprimento de pena. Com a iniciativa, os detentos terão a oportunidade de trabalhar externamente, executando serviços públicos, como limpeza das vias, pinturas urbanas, sinalização e outros reparos; e internamente, produzindo artefatos de cimento, como pavers e sextavados.
“Acredito que essa ideia é interessante para todos. Para a cidade, já que economizaremos com mão de obra e material, podendo investir em outras ações; e para os presos, que ocuparão as suas mentes com um trabalho e poderão, inclusive, aprender uma profissão”, comentou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Roberto Pazinato Junior.
Antes de participar da iniciativa, os detentos passarão por uma comissão técnica de classificação. “Não é qualquer tipo de preso que prestará esse serviço. Serão aqueles que já estão em eminência de alcançar a liberdade ou o regime semiaberto. Nas cidades em que já implantamos este projeto está sendo um sucesso”, comentou o Geraldo Andrade, chefe de cadeias públicas da região administrativa de Cruzeiro do Oeste, da qual Cianorte faz parte, acompanhado do gestor da Cadeia pública local, Hermes Nuss; e do monitor de ressocialização prisional, Flávio Miranda.
O convênio com os Governos do Estado e Federal estão prestes a serem assinados. “Estamos trabalhando para que, o quanto antes, consigamos colocar em prática essa iniciativa”, disse o prefeito de Cianorte, Marco Franzato. “Tenho certeza que essa ação contribuirá na ressocialização dessas pessoas, que, afinal, é um dos objetivos do sistema prisional”, completou.
Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social