A quantidade de pessoas infectadas pela dengue, neste ano, continua aumentando em Cianorte e chegou a 375 nesta sexta-feira (10), conforme boletim da Divisão de Vigilância em Saúde. A cidade está em situação de epidemia e a Prefeitura pede o apoio da população para conter o avanço da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
“Por mais que o Poder Público invista nesta luta, a população tem papel fundamental, visto que 80% dos criadouros estão dentro das residências. Por isso, orientamos para que os cianortenses não esperem a visita do agente para eliminar os focos, cada um deve fazer sua parte. A dengue é uma doença que pode matar”, alerta a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloisa Dantas.
O último LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), realizado nesta semana, revelou percentual de 1,9% de infestação e que os principais criadouros do mosquito são pequenos depósitos móveis, como pratinhos de vasos de planta, baldes e bebedouros de animais, bem como o lixo descartado incorretamente, principalmente garrafas PET, sacos plásticos e potes de sorvete.
Confira a situação por localidade:
- Zona 03: 159
- Zona 07: 64
- Zona 04: 50
- Zona 02: 30
- Zona Rural: 20
- Zona 08: 17
- Zona 01: 16
- Jardim Universidade: 09
- Zona 06: 08
- Distritos: 02
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte