Penitenciárias do Paraná estão sendo equipadas com escâneres corporais que auxiliam na revista dos visitantes. Com a medida, o procedimento de segurança acontece de forma mais precisa e segura, além de evitar situações vexatórias que violem a dignidade e a intimidade da pessoa. O investimento é de mais de R$ 5 milhões.
“A iniciativa traz mais rapidez, eficiência e dignidade no atendimento dos visitantes, ainda garante mais segurança para todo sistema prisional ao impedir com eficiência a entrada de materiais ilícitos”, afirma o diretor do Depen, Francisco Caricati.
EQUIPAMENTOS
Após processo licitatório foram contratadas a locação e manutenção de 25 equipamentos que vão atender todas as 33 penitenciárias do Estado. A empresa vencedora foi a Nuctech do Brasil. A duração do contrato é de dois anos.
Os equipamentos contam com uma tecnologia avançada de imagens capazes de detectar materiais metálicos e não metálicos que estiverem nas roupas, na superfície ou interior do corpo dos visitantes.
USO
O equipamento obedece às normas brasileiras que regulamentam esse tipo de atividade de inspeção e possuem autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear para seu funcionamento. Inclusive, a tecnologia é considerada bastante segura e não oferece riscos à saúde, podendo ser usada inclusive por gestantes.
Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná