RONE recebe homenagem pelo trabalho de combate à criminalidade

Integrantes da RONE (Rondas Ostensivas de Natureza Especial), um dos segmentos do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Paraná (BOPE), foram homenageados na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), no início da noite desta quarta-feira (17), por iniciativa do deputado Ricardo Arruda (PSL). “É um trabalho que tenho feito pela valorização dos bons policiais, sejam militares ou civis. A sociedade precisa valorizar o serviço destes soldados guerreiros que saem todos os dias de casa para salvar nossas vidas, manter a lei e a ordem”, afirmou o parlamentar.

Menções honrosas foram entregues a 41 membros da corporação por serviços destacados no enfrentamento ao crime e proteção à população paranaense. De acordo com o tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres, comandante do BOPE, “as Rondas Ostensivas de Natureza Especial é um segmento de grande aporte técnico, logístico e de pessoal. Trabalha no enfrentamento a criminalidade violenta, patrulhamento de alto risco e enfrentamento à grave perturbação da ordem”, explicou. “O Poder Legislativo hoje nos demonstra reconhecimento e valorização do trabalho destes homens que estão nas ruas diuturnamente. Trazemos nossa satisfação e agradecimento à iniciativa do deputado, não apenas em nome da Polícia Militar, mas de toda a sociedade paranaense”, concluiu o tenente-coronel Rui Noé.

Participaram da cerimônia ainda o capitão Waldemar Serpa Burger, comandante das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE); o major Tavares Junior, subcomandante do BOPE; o capitão João Gabriel Piccoli de Souza, da Infantaria da Aeronáutica, representando o coronel Marcos Kentari Adashi, comandante do Cindacta II; familiares, amigos e convidados.

RONE

A RONE (Rondas Ostensivas de Natureza Especial) foi criada em 1992 pelo Comando do Policiamento da Capital (CPC) devido ao crescimento da criminalidade violenta e da falta de dispositivo de reação no recobrimento do Policiamento Ostensivo. Constituíram-se em tropa especialmente treinada e preparada para o combate à criminalidade violenta, atendendo ocorrências como roubos executados por quadrilhas, latrocínios, extorsões mediante sequestro e tráfico de entorpecentes. Sua locomoção é feita por viaturas de médio porte, compostas por guarnições quatro ou cinco policiais militares. Armamentos e equipamentos são específicos, com uniforme camuflado, que propiciam melhores condições de progressão, tanto no ambiente urbano como no rural. O objetivo principal é a forte capacidade de ação e reação na prevenção e repressão ao crime, principalmente por meio das abordagens e busca pessoal.

BOPE

O BOPE, criado em outubro de 2010, é um grupo de operações especiais capacitado para operar em todo o país. Elite da Polícia Militar do Paraná, conta com policiais altamente capacitados para atuar em situações específicas e no controle de distúrbios civis. Tem como missão agir ostensivamente em situações de segurança específica, de preservação e restauração da ordem pública pelo emprego da força, com ações e operações de polícia de choque. Também é chamado a agir em casos de distúrbio, resgates, sequestros com reféns, controle de rebeliões em penitenciárias, tumultos, desativação de explosivos, escoltas especiais, defesa de pontos sensíveis e retomada de locais ou áreas ocupadas. É o BOPE que faz ainda operações de patrulhamento tático no combate ao crime organizado, situações de alta periculosidade e operações especiais específicas, como grave comprometimento da ordem pública.

*A homenagem foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e também pela página da Alep no Facebook.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Paraná