O turismo sustentável aliado à qualidade da água foi um dos destaques do lançamento do Guia Náutica – Águas do Paraná, nesta sexta-feira (22), em Guaratuba. A ação fez parte das comemorações do Dia da Água. A publicação apresenta ilhas, praias, rios, lagos e represas de todas as regiões do Estado, no litoral e interior, como potencialidades para o turismo náutico.
Na cerimônia, também foi lançado o chamamento público para construção e operação da Base Náutica de Guaratuba, além de ter sido firmado protocolo de intenções entre o Governo do Estado e Prefeitura de Guaratuba para a operacionalização do Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos (CPPOM) em parceria com a Unespar (Universidade Estadual do Paraná).
O governador Carlos Massa Ratinho Junior definiu o turismo como uma das principais bases para geração de emprego e renda no Paraná. “O turismo é a menina dos olhos do atual governo. Teremos um olhar especial para o Litoral do Paraná, que é uma região fantástica e pode ser explorada de forma sustentável, ou seja, de maneira organizada, adequada e atentos à preservação”, disse o secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes.
Com investimentos de R$ 252 milhões, as obras da Sanepar elevaram o atendimento com esgotamento sanitário na região para 80%, o maior indicador de áreas litorâneas entre os municípios atendidos por companhias estaduais de saneamento. Segundo o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Júlio Gonchorosky, que participou do evento, foram investimentos para garantir mais balneabilidade, saúde e qualidade de vida aos moradores e veranistas.
O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, disse que no Dia Mundial da Água, os gestores públicos são chamados a fazer ações educativas de preservação da água. ”Há um clamor da população para que os prefeitos instalem indústrias para gerar empregos. Mas não queremos qualquer tipo de indústria. Temos que investir na vocação do município. Para nós, no Litoral, queremos indústria sustentável e não poluente. E o turismo pode nos trazer isso.”
O empreendedor da área náutica Ernani Paciornik, responsável pelo guia, destacou que, apesar de o Paraná ter a segunda menor costa do País, é o Estado com as praias mais limpas graças ao trabalho da Sanepar. “Ninguém quer entrar num mar sujo. O trabalho de saneamento feito pela Sanepar no nosso Litoral deixa o Paraná à frente porque nossas águas estão limpas. E isso atrai turistas. Somos os melhores. É só olharmos ao nosso redor”, disse.
Participaram da cerimônia o presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Luiz da Costa Souza; o deputado estadual Nelson Justus, prefeitos do Litoral paranaense e de Cananeia (SP), representantes do setor náutico e de turismo
Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná