A ginástica rítmica se despediu nesse domingo, 09, da 31ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná – JOJUPS, que acontece em Toledo. Foram dois dias de muita graça, leveza e força no tapete especialmente montado no Ginásio do SESI para a competição.
Nomes já conhecidos da ginástica como Amanda dos Santos, de Londrina, Mariana Pinto, de Curitiba, Antonella Paz, de Toledo, Kauany Zanetin, de Cascavel entre outras, competiram e garantiram pelo menos uma medalha no individual.
Veterana na ginástica, Amanda Santos, 15 anos, de Londrina, que pratica ginástica rítmica há 11 anos, conhece bem o caminho do pódio. Entre suas conquistas está ouro no pan-americano, sul-americano, brasileiro e claro, paranaense além das medalhas dos Jogos Escolares e mais três ouros no JOJUPS, sendo elas nas massas, arco e fita, e um bronze no geral. “Mesmo com pouca idade eu já tenho uma boa experiência. São conquistas nacionais e internacionais, e vencer aqui é sempre muito especial, nos ajuda muito com a questão do patrocínio e a visibilidade”, disse a campeã.
Londrina também garantiu o ouro no conjunto geral A, com 22,150 pontos e maças com 11,150 pontos. Composta pelas ginastas Gabriella Castilho, Mel Gomes, Rafaela Marques, Flavia Izidora, Emully da Sila Almeida e Brenda Rodrigues, Londrina fez uma linda apresentação e venceu com uma boa diferença de pontos.
Em seguida com 18,200 pontos no geral e 8,750 nas maças, as meninas de Cascavel composta por, Luana Gonçalves, Rafaella Ferreira, Giovanna de Souza, Letícia Faria, Camila Geraldi, ficaram com a prata.
As donas da casa, Bruna d Silva, Katielli Zuanazzi, Yasmin Fagundes, Nathália Triper, Milena Ertel, Nathalya da Silva Dias e Gabriela Barbosa, ficaram com o bronze, com 6,900 pontos.
VAMOS AOS RESULTADOS
NA CATEGORIA A
Arco: Amanda dos Santos, de Londrina garantiu o ouro, Mariana Pinto, de Curitiba fico com a prata e Antonella Paz, de Toledo, com o bronze.
Bola: Antonella Paz, ficou com o ouro, Kauanu Zanetin, de Cascavel, com a prata e Julia Krurunczi, de Londrina com o bronze.
Maças: Amanda dos Santos, ficou com o ouro, Antonella Paz com a prata e Kauany Zanetin com o bronze.
Fitas: Amanda Santos mais uma vez garantiu o ouro, Gabriele Castilho, com a prata, ambas de Londrina, e Kauany Zanetim com o bronze.
NA CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Londrina com 149.700
2º Toledo com 126.350
3º Curitiba com 118.950
4º Cascavel com 112.400
5º Maringá com 83.200
SUPERAÇÃO – UM BRONZE COM GOSTINHO DE OURO
Um bronze com gostinho de ouro, foi assim que a equipe de Mercedes recebeu a tão esperada medalha do JOJUPS. As meninas de Mercedes participaram pela segunda vez de uma edição do Jogos da Juventude do Paraná, e estão levando a medalha de terceiro lugar na categoria B, conjunto arco.
A equipe formada pelas ginastas Bethania Bayer, Bruna Weber, Maria Clara Meller, Patrine Helmann, Sabrina Schulz, Raika Brutch e Mikaele Helmann, fizeram a terceira melhor pontuação, 3,500, deixando para trás equipes como de São José dos Pinhais, Arapongas e Paranavaí.
Para a técnica Larissa Glaeser, esse bronze é mais que especial e para essas pequenas ginastas que treinam apenas 3 vezes por semana, com horário restrito e sem ambiente apropriado de treinamento, é uma medalha que elas não esperavam.
“É o nosso segundo ano que estamos participando. Ano passado nós ficamos em quarto lugar e esse ano ficamos em terceiro lugar. A nossa realidade para chegar em um terceiro lugar é tipo um primeiro lugar, porque as meninas não esperavam esse resultado. Para nós é como se fossemos campeãs de tão importante ganhar essa medalha nos Jogos”, comentou a técnica orgulhosa.
E busca de mais atenção e espaço para o esporte em sua cidade, Glaeser comenta que espera que a Mercedes valorize mais os seus atletas. “É através de muito trabalho dia a dia, do esforço e dedicação das meninas e de toda a equipe que a gente vai conseguir um espaço e melhorar ano a ano nosso esporte”, finalizou.
Na categoria mãos livres, a grande vencedora foi Isadora de Oliveira, de Araucária, em seguida Maria Eduarda Alexandre, de Marechal Cândido Rondon, ficou com a prata e Ana Júlia Oldoni, de Pato Bragado, com o bronze.
Nas maças, Pato Bragado levou a melhor e garantiu as duas primeiras colocações com Fernanda Heinemann e Ana Júlia Oldoni, e o bronze ficou para Isadora de Oliveira m de Araucária.
CLASSIFICAÇÃO GERAL POR MUNICÍPIO
NÍVEL B
1º Pinhais com 68.750 pontos
2º Umuarama com 62.250 pontos
3º São José dos Pinhais com 37.150
Fonte: Thaís Fernanda Mendes – ASCOM /JOJUPS