Hércio Correia de Oliveira é Eleito Presidente da ACIC

Eleição aconteceu nesta terça-feira (22), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte. Novo Presidente teve 100% de aprovação dos associados votantes. Posse acontece em junho de 2018.

A chapa eleita (Cianorte Sem Fronteiras), trouxe uma renovação no quadro de empresários que deverão fazer parte do Conselho de Administração da ACIC. Além do Presidente, Hércio Correia de Oliveira, foi eleito para 1º Vice-presidente, Antenor Campanerutti. O atual Presidente da ACIC, João Carlos Testa, também faz parte da diretoria como 2º Vice-presidente. Testa ainda comanda a instituição até a data da posse. Foram eleitos ainda os Vice-presidentes de: Relações Públicas, José Claudiney Rocco; Finanças, Nivaldo Rodrigues de Souza; Indústria, Cláudio José Brambila; Núcleos Setoriais, Sabino Cesar Locatelli; Serviços, Olívio Cesar G. Dalberto; Agronegócios, Moacir Antonio de Souza; Comércio e Promoções, Pedro Henrique Zamberlan. Junto com a diretoria administrativa foram eleitos também os Conselhos Superior e Fiscal.

Novo Presidente da ACIC, Hércio Correia de Oliveira, atua no comércio há mais de 32 anos, em endereços no centro da cidade, de onde pode ver da porta de sua empresa, inúmeras transformações no comércio de Cianorte: empresas fechando, outras abrindo, e muitas crescendo e se modernizando para acompanhar o mercado.

Nascido em 21 de junho de 1949, Hércio teve como maior exemplo de caráter e conduta, seu pai: um homem enérgico que amava seus filhos e era amado por eles. “Meu pai foi sempre muito firme no tratamento conosco. Somos 8 irmãos, todos bem estabelecidos graças aos ensinamentos que ele e nossa mãe sempre nos passaram. Trabalharam muito para nos criar e nos dar uma vida o menos dura possível, apesar da dureza da vida do campo”.

Trabalhando na cultura do café no município de Maringá até 1955 e de 1956 até 1969 em Japurá, já em terra própria, Hércio e sua família trabalharam na agricultura até 1969, quando se mudaram para Campinas, onde ele fez o Curso Técnico em Comércio, na Escola Bento Quirino. “Saí da roça com 20 anos de idade para enfrentar uma grande cidade, onde utilizávamos ônibus lotado à noite para ir ao colégio estudar. Nós ficamos lá até julho de 1970 quando retornamos para Japurá, moramos lá por 15 dias e nos mudamos para Cianorte”. Até então a família trabalhava na lavoura, mas Hércio já tinha tido suas primeiras experiências profissionais, ainda no estado de São Paulo: frentista de posto de combustíveis e funcionário da construtora Camargo Corrêa na construção da Refinaria da Petrobrás de Paulínia.

Chegando em Cianorte em 1970, sua família iniciou no ramo do comércio, comprando um bar e sorveteria, que também servia refeições, Bar Ouro Verde, onde hoje funciona a Katita Lanches, na praça 26 de Julho. Ali trabalhava com seu pai, sua mãe e 3 irmãos. Já no final daquele ano, com 21 anos de idade, Hércio Correia iniciou no setor bancário, onde acumulou a experiência profissional mais importante de sua vida: primeiro no Banco Mercantil de São Paulo, começou como auxiliar de escritório e saiu em 1975 como contador do banco, para trabalhar no Unibanco, na carteira rural. Em 1978, foi promovido a Gerente Geral da agência em Cianorte até 1983, quando foi transferido para a agência de Campo Mourão, onde em janeiro de 1986, foi como substituto para a superintendência do Unibanco, em Londrina, por 40 dias. Quando retornou a Campo Mourão foi lhe oferecido uma promoção para a superintendência da agência de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, mas com família já constituída em Cianorte, Hércio resolveu sair do banco, e não se mudar para outro estado.

Mesmo deixando o banco, ele levou consigo a experiência que até hoje o emociona: foram os 16 anos trabalhando no sistema bancário, onde teve uma carreira ascendente, iniciada por ele como auxiliar de escritório e encerrada, também por ele, como superintendente, que forjaram sua diplomacia e jeito humano no trato com as pessoas. O jovem de 21 anos que honrou a indicação de seu pai, cliente do primeiro banco que lhe deu a primeira oportunidade de trabalho na área, pode comemorar uma carreira de sucesso como funcionário exemplar. “O Banco foi a grande universidade da minha vida. Quando eu entrei no banco eu entrei porque alguém confiou em mim, por isso eu sempre me dediquei muito ao meu trabalho e ao que me era confiado. Eu cuidava do meu trabalho como eu cuido da minha empresa, sempre fazendo o que tem que ser feito”, relembra o empresário.

Com o rol profissional na área de atendimento, adquirida em seus empregos no sistema bancário, o desafio do comércio parece ter sido menos árduo, mais não menos trabalhoso, mas nada que não pudesse ser vencido pelo empresário que é visivelmente movido pelas emoções. “Eu sou bastante emoção, porque eu sou humano. Temos que sempre compreender que o ser humano é passível de falhas. As pessoas muito frias tratam os outros também com frieza, e isso se estende para o campo profissional”.

EXEMPLO DE GESTÃO EM NEGÓCIOS DE FAMÍLIA

Casado desde 5 de abril de 1975, com Nerci Aparecida Cenzollo de Oliveira, com quem tem 2 filhos: Eliane Correia de Oliveira Mendes, casada com Carlos Alberto Mendes, pais de seus netos Natalia Camila e Luis Felipe (in memorian); e de Ricardo Correia de Oliveira, casado com Gislaine Faidiga de Oliveira, pais de mais dois outros netos seus: Lucca e Heitor; o empresário conseguiu consolidar o crescimento da empresa familiar dando continuidade à Ótica Ademar, fundada por seu pai e seu irmão Ademar, e hoje um exemplo de gestão de negócio familiar em Cianorte. “Meu irmão foi o semeador dessa sementinha que gerou uma árvore que cresceu frondosa, ele teve a capacidade de fazê-la produtiva e ter a preferência do público usuário de óculos”, diz agradecido o empresário de um negócio que começou na família e permanece nela. “Eu tenho uma família maravilhosamente bem constituída”, declara e enfatiza o orgulho de ter hoje seus filhos na empresa. “O Ricardo já está há 18 anos sendo o grande responsável pela consolidação do crescimento da Ótica Ademar, e a Eliane mesmo estando há pouco tempo na empresa, já demonstra seguir o mesmo caminho do irmão. Eu até poderia deixar a empresa por conta deles, mas eu vivo de movimento, não consigo ficar parado”, relata.

O empresário menciona que a transferência de responsabilidades para os filhos aconteceu de forma natural, inserindo-os nos trabalhos da empresa, delegando poder conforme apresentavam curiosidade e dando o espaço necessário para que eles fossem senhores de suas próprias decisões. Hércio acredita que em empresas familiares, se o titular da empresa for rígido e achar que tudo deve girar em torno de suas ideias, ele aumenta suas chances de errar. “É natural no comportamento humano que nossas ideias ‘envelheçam’ com a gente, por isso é importante abrir espaço e respeitar as ideias dos mais jovens, para dar continuidade e inovar nos negócios”.

Para Hércio, em negócios de família, como em qualquer outro, é necessário dar atenção especial ao atendimento. “Nós sabemos que o atendimento é o que marca as pessoas, e elas vão vender essa boa imagem aos amigos. Agimos sempre com respeito aos clientes, nossa equipe desde sua seleção, já está focada nisso. Acreditamos que por isso temos, há 42 anos, a confiança dos nossos clientes, tão necessária para a sua fidelização”.

LONGA EXPERIÊNCIA COM O ASSOCIATIVISMO

A Ótica Ademar fez sua adesão à Associação Comercial e Empresarial de Cianorte, em agosto de 1977. Com a ida de Hércio Correia para a empresa, em 1986, ele passou a participar mais ativamente da instituição, e no dia 22 de maio de 2018, foi eleito Presidente da ACIC. “Acompanho de perto o trabalho da ACIC há 32 anos, sempre envolvido com a diretoria, mas nunca quis ser Presidente, agora chegou a minha vez”, explica o empresário e menciona que sua intenção é trazer os empresários mais jovens para também fazer parte da diretoria, deixando claro sua intenção de promover uma renovação nas gestões futuras, explicando que assim como sua geração está passando a gestão de suas empresas para os filhos, também é necessário começar a passar a gestão das instituições representativas. “Nós não devemos desprezar a experiência, mas precisamos de ideias novas. A ACIC vai muito bem graças a Deus, ao trabalho de cada presidente que por ela passou e a excelente equipe de colaboradores que contam com um longo tempo de experiências na área, o que se reverte em um bom serviço prestado aos seus associados; mas precisamos da participação dos mais jovens”, diz, citando o respeito alcançado pela Associação de Cianorte, que hoje tem grande prestígio junto a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná – Faciap, e em todo o estado do Paraná.

De acordo com as informações do novo Presidente, houve um crescimento considerável da instituição na última década: a ACIC dobrou seu número de associados, comprovando sua credibilidade perante a classe empresarial. “É uma entidade representativa e os empresários têm reconhecido isso e cumprem seu dever de participar, considerando também todos os benefícios que a ACIC oferece tanto para nós empresários, quanto para nossos colaboradores”, reconhece, enumerando benefícios como os serviços de Proteção ao Crédito, o Ponto de Atendimento ao Empreendedor e a Junta Comercial; além de descontos em produtos e serviços em mais de 40 parceiros, como Unimed e Propulsão Dental, entre outros. “Minha participação constante aqui na ACIC é porque eu sinto que é meu dever colaborar, já que a instituição é dos empresários e por eles deve ser administrada”, afirma o empresário Hércio, convidando os demais associados a participar ativamente da Associação.

De acordo com o novo Presidente da ACIC, o foco de sua gestão será dar continuidade aos trabalhos de aproximação com os associados, por meio da oferta de palestras e treinamentos úteis à formação da classe empresarial, além de buscar o crescimento da entidade. “Temos a intenção de estreitar cada dia mais os laços entre associados e ACIC, buscando, na medida do possível, colocar em prática as ideias sugeridas por eles. Estamos assumindo a presidência da ACIC como forma de dar nossa colaboração à entidade. Vamos, dentro do nosso ‘jeito de governar’, fazer uma administração que vise o fortalecimento do conceito da entidade, junto aos seus associados ”, finaliza o Presidente.

LINHA DO TEMPO HÉRCIO CORREIA DE OLIVEIRA

1949 – Nasce em 21 de junho de 1949, em Maringá.

1955 – Seu pai adquire uma propriedade rural em Japurá- PR.

1957 – Vem com sua família morar em Japurá, em propriedade rura- PR l.

1957 – Inicia sua vida escolar na Escola Isolada Barão do Cerro Azul, em Japurá – PR.

1968 – Conclui o curso ginasial no Ginásio Estadual de Japurá- PR.

1969 – Muda com a família para Campinas – SP.

1970 – Conclui o Curso Técnico em Comércio – Escola Bento Quirino – Campinas – SP.

1970 – Volta com a família para morar em Japurá e em seguida, vai para Cianorte- PR.

1970 – Sua família monta uma Lanchonete no Centro de Cianorte- PR.

1970 – Consegue seu primeiro emprego no sistema bancário.

1972 – Conclui o Curso de “Técnico em Contabilidade” no Colégio Rocha Pombo, hoje CEC.

1974 – Sua família constitui a Ótica Ademar em Cianorte, em 17 de dezembro.

1975 – Casa com Nerci Aparecida Cenzollo, em 5 de abril.

1977 – Nasce sua primogênita: Eliane Correia de Oliveira.

1977 – A Ótica Ademar se associa a ACIC, em 19 de agosto.

1982 – Nasce seu segundo filho: Ricardo Correia de Oliveira.

1983 – Muda-se para Campo Mourão – Gerente do Unibanco.

1986 – Retorna para Cianorte, em março.

1986 – Toma posse no Rotary Club de Cianorte Furquin de Castro, em 01 de abril.

1986 – Sai do Banco onde trabalhava e entra de vez para o comércio, assumindo a Ótica Ademar.

1997 – Toma posse com Vice-prefeito de Cianorte, gestão 1997/2000.

2001 – É reeleito Vice-prefeito de Cianorte, gestão 2001/2004.

2005 – Conclui o curso de Tecnologia em Gestão Estratégica de Organizações – UNIPAR.

2018 – Eleito Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte Gestão 2018/2020.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ACIC Cianorte