A Universidade Estadual de Maringá abre os portões e convida a comunidade externa para participar de mais uma edição do Domingo na UEM marcado para o próximo domingo (4) com uma série de atividades recreativas, esportivas, culturais e educacionais. Além de orientações na área da saúde. Mais de mil pessoas devem passar pelo câmpus da universidade em Maringá durante o evento.
Sob o tema Arte e Comunidade, as atividades são gratuitas e serão desenvolvidas das 14 às 18 horas, no campo de futebol, ao lado do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi). No palco do Projeto irão se apresentar o grupo de Teatro Universitário de Maringá, o Grupo TAP de Sapateado, a Banda Corda Crua, o Grupo Fogança, o Grupo Oficina de Dança. Destaque especial para a Orquestra Sinfônica e Coro que está preparando um repertório especial de Natal que promete encantar crianças e adultos.
A programação inclui ainda oficinas de cerâmica e origami, produção de repelentes naturais, orientações na área de saúde e meio ambiente e várias atrações para a criançada, incluindo cama elástica e piscina de bolinhas. Haverá distribuição de pipoca e algodão doce.
Os organizadores recomendam que os visitantes levem garrafinha de água, repelente, chapéu ou boné. O Domingo na UEM é uma ação do Projeto Pirilampo, criado para atender uma demanda da comunidade localizada no entorno da UEM através de intervenções sociocomunitárias.
O Projeto nasceu dentro do Programa Integrado de Ação Social (Proação) que sugeriu ações capazes de promover a formação humana, em especial das crianças e adolescentes, por meio de atividades sociais, culturais, lúdicas, esportivas, musicais, artísticas, ambientais, entre outros.
O nome Pirilampo foi escolhido em votação pelos próprios moradores e traduz o significado de luz lançada para a comunidade, pela UEM, por meio do conhecimento produzido na academia e das trocas de saberes realizadas a partir deste encontro.
Texto: ASC UEM
Seja o primeiro a comentar