
Um homem de 39 anos, conhecido como “Batman”, suspeito de integrar uma das maiores quadrilhas de assalto e arrombamento a caixas eletrônicos do país, foi preso no final da manhã da última terça-feira (16), por policiais civis do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).
“Batman” possuía um mandado de prisão condenatória, cumprido em sua residência no município de São José dos Pinhais, após várias diligências realizadas pelo Setor de Inteligência do Cope. O suspeito já chegou a possuir cerca de dez mandados de prisão expedidos pela Justiça, tendo passagem por várias delegacias de Curitiba.
A condenação do suspeito por porte ilegal de arma e explosivos, se refere a um processo criminal no ano de 2006, quando “Batman” foi preso pelo Cope em posse de três fuzis, uma espingarda calibre 12, pistolas calibres 40 e 380, três granadas, além de carregadores, rádios comunicadores e entre outros aparatos.
O homem é conhecido no meio policial como um dos principais articuladores de quadrilhas que assaltam carros-fortes e caixas eletrônicos com o uso de explosivos. Investigações apuraram também que o suspeito possuí nove processos criminais em andamento nas cidades de Curitiba, Colombo, São José dos Pinhais, Pinhais, Francisco Beltrão, Palmeira, Marilândia do Sul, Ponta Grossa e Itapema, em Santa Catarina (SC).
Um dos fatos que chamou a atenção da polícia foi um acidente ocorrido em janeiro deste ano, quando “Batman” acabou detonando acidentalmente uma carga explosiva, perdendo metade do braço direito e tendo 70% de seu corpo queimado. “O suspeito estava montando uma carga de explosivos que seria posteriormente utilizada para realizar o arrombamento a caixas eletrônicos. Ele permaneceu internado no Hospital Angelina Caron por vários dias entre a vida e a morte”, conta o delegado do Cope Rodrigo Brown.
“Batman” é apontado como o autor de vários furtos no município de Enéas Marques em 1998, o roubo uma Agência dos Correios e a uma loja de departamentos, em Curitiba no ano de 1999, a prática de diversos roubos na cidade de Pinhais em 2002 e 2007.
Em 2012 “Batman” é suspeito de assaltar um comboio de carros-fortes na Serra da Dona Francisca, em Santa Catarina, utilizando explosivos e armamento de guerra.
No mesmo ano em Curitiba, o suspeito e seu grupo assaltaram um carro-forte na divisa entre os bairros Alto Boqueirão e Sitio Cercado, onde levaram um malote com R$147 mil. No local do crime a polícia encontrou cápsulas de pistola calibre 9 milímetros, de espingarda calibre 12 e de fuzil 762.
“Até a expedição deste último mandado de prisão, o suspeito encontrava-se em liberdade condicional, respondendo processos criminais nos Estados Paraná, Santa Catarina e São Paulo, já com diversas condenações em grau recurso”, finaliza Brown.
Texto e foto: Ascom SESP-PR
Seja o primeiro a comentar