Em Cianorte, as futuras mamães com mais de 25 semanas de gestação, que são atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), passam a contar com encontros mensais sobre a saúde da gestante e puérpera. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde e visa assegurar tranquilidade às mulheres que estão passando pelo final do período gestacional, bem como promover a interação entre elas, discutindo receios e expectativas comuns.
O primeiro encontro foi realizado na noite da última quarta-feira (10), no auditório do Paço Municipal, e teve como tema o aleitamento materno. “O elo entre mãe e bebê começa na gestação e torna-se mais profundo durante a amamentação que, por sua vez, deve ser um momento de dedicação exclusiva, de carinho e paciência. Não podemos deixar que a falta de informação e de assistência atrapalhe. Por isso, dedicamos este encontro ao incentivo do ato que, além de consolidar laços afetivos entre mães e filhos, ainda protege os recém-nascidos de inúmeras doenças”, contou a chefe do Setor de Supervisão de Enfermagem, Alexsandra Perondi Charron.
As orientações foram ministradas pela enfermeira obstétrica Sabrina Garcia Moro e pela enfermeira Tânia Mara de Almeida, que discorreram sobre a importância do aleitamento materno para a saúde do recém-nascido, cuidados e dicas. O encontro também contou com a presença dos pais dos bebês e foi abrilhantado pelo depoimento da radialista Rosangela Diniz, sobre superações no processo de aleitamento. Ao final, os participantes foram presenteados com brindes cedidos pelo comércio e parceiros da Secretaria Municipal de Saúde. Um segundo grupo de gestantes receberá a mesma palestra, no dia 24 de agosto.
Da Redação / Foto: Luiz A. Barbosa/Folha de Cianorte
Seja o primeiro a comentar