O combate à evasão escolar é um dos temas que já está na agenda do segundo semestre da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Esse propósito foi anunciado pelo deputado Hussein Bakri (PSD), que preside a Comissão, ao fazer o balanço das atividades realizadas pela Comissão nos primeiros seis meses do ano.
Bakri explicou que vem acompanhado um projeto desenvolvido na região de União da Vitória, que tem alcançado resultados na redução dos índices de abandono das salas de aula, e pretende estender a iniciativa para todo o estado: “Queremos apresentar essa experiência para todo o Paraná”. Ele explicou que através de uma série de atividades envolvendo pais, professores, especialistas, o Núcleo de Educação, o Poder Judiciário e o Ministério Público dos municípios estão reduzindo a evasão escolar. Todas as ações ocorrem num cenário de muito diálogo sobre a importância e o direito à educação. A partir dessas iniciativas foi verificado, inclusive, que muitas pessoas que já estavam há algum tempo longe da escola retornaram aos bancos escolares.
Para o deputado, que entende que a Comissão de Educação tem papel importante na discussão das questões que se refletem diretamente na vida das pessoas, estabelecer um grande debate estadual sobre o problema da evasão escolar é fundamental para todos os paranaenses. “Podemos colaborar nesta questão”, afirmou.
DEBATE – Hussein Bakri destacou que a Comissão de Educação tem procurado exercer seu trabalho com responsabilidade, com todos os projetos que tramitam na Alep merecendo a devida discussão antes das votações. “O debate aproxima a sociedade do Poder Legislativo e reduz as chances de que seja aprovado um projeto que não atenda as reais necessidades da população”, observou. “Temos sempre que ouvir a sociedade. Só assim vamos identificar todos os aspectos importantes em relação a cada um dos temas que podem ser transformados em leis, em políticas públicas”, reiterou.
Citou como exemplo de uma boa solução as discussões recentes que ocorreram na Alep em torno de um projeto que propõe a instalação de câmeras de monitoramento no transporte escolar. Após várias reuniões com a participação de segmentos da sociedade organizada a proposta acabou recebendo uma emenda que vai contribuir para preservar a imagem dos estudantes. Só assim a proposta obteve parecer favorável na Comissão.
BALANÇO – O relatório de atividades do primeiro semestre do ano mostra que a Comissão de Educação promoveu quatro audiências públicas, sete reuniões e diversas visitas externas. Em uma das audiências, por exemplo, os deputados trataram de políticas públicas de proteção das crianças e adolescentes na era digital, em respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana no contexto da tecnologia na sociedade. “Precisamos retomar esse debate porque as novas tecnologias estão interferindo de várias formas na vida de nossos estudantes”, observou Bakri.
O deputado destacou ainda o apoio recebido da Mesa Executiva da Alep para o desenvolvimento do trabalho, que tem como objetivo mais amplo aproximar o Legislativo cada vez mais da população: “Hoje o trabalho das Comissões é valorizado”. O parlamentar disse ainda que as demandas dos professores e funcionários das escolas públicas apresentadas pela APP-Sindicato continuarão sendo discutidas pela Comissão.
Texto: Ascom Alep
Seja o primeiro a comentar