O Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) com apoio da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), chega neste ano à quarta edição. O prazo para os gestores municipais paranaenses inscreverem seus projetos na premiação já está aberto. Assim, eles poderão mostrar novas ideias que estão trazendo melhorias efetivas para a população.
O objetivo do Prêmio, com mais de 300 inscrições em apenas três anos, é valorizar e reconhecer ações inovadoras e criativas das administrações públicas das cidades paranaenses, sendo uma fonte para possíveis reproduções em outros municípios.
CIANORTE – A prefeitura de Cianorte se destacou nas edições anteriores do prêmio paranaense. Entre os projetos premiados estão: “Projeto de Desenvolvimento das Agroindústrias Familiares”, “Teto Solidário” e “Protocolo de Assistência aos Portadores de Feridas Crônicas”. O prefeito Claudemir Bongiorno foi até Curitiba receber a premiação destacando Cianorte.
TEMA – Para a 4ª edição do PGP-PR, o tema “Trabalho: O município promove. O estado avança” incentiva os gestores a desenvolverem ações relativas ao trabalho – principalmente em vista da conjuntura econômica do país, que impactou diretamente o mercado e dificultou o crescimento e a empregabilidade da população.
Mesmo com foco direcionado ao trabalho, podem ser inscritos projetos em outras áreas das funções de governo previstas na portaria 42/1999 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) – como agricultura, assistência social, administração, cultura, educação, gestão ambiental, segurança pública, entre outras.
ETAPAS – Os administradores municipais cadastram até cinco projetos – em plena execução – pelo site do PGP-PR (www.pgp-pr.com.br), e, em seguida, são analisados, para constatar se atendem às normas previstas no regulamento.
Os avaliadores – auditores fiscais da Receita do Estado do Paraná – percorrem as cidades participantes complementando a documentação, verificando a efetiva execução dos projetos e preenchendo fichas de avaliação.
Após essa etapa, o Comitê Técnico e os avaliadores reúnem-se para ajustar, corrigir ou complementar essa documentação, do que resultará a nota individual de cada atuação. Como parte final do processo, a Comissão Julgadora, instruída detalhadamente sobre o projeto, em votação aberta, de maneira isenta e imparcial, define os vencedores entre as iniciativas que obtiveram conceito excelente (acima de 8,5 pontos). A solenidade de entrega dos prêmios – que conta com a presença de diversas autoridades do estado – é realizada na Assembleia Legislativa.
Texto: Ascom ALEP com informações da Folha de Cianorte
Seja o primeiro a comentar