Para enfrentar as dificuldades do aumento dos juros, maior seletividade dos bancos, que passaram a ser mais criteriosos na concessão do crédito, o consórcio imobiliário cooperativo se tornou a modalidade mais procurada como investimento.
O consórcio é um sistema de compra em que se contribui mensalmente por meio do autofinanciamento. Diferente de um empréstimo, funciona como uma poupança programada e adquire-se o imóvel a partir de contemplação por sorteio ou lances, fixo e livres. E ainda tem diversas possibilidades de aquisições como: imóveis comerciais novos ou usados, construção, reforma e ampliação, na planta, terrenos e até quitação de financiamento imobiliário em outra instituição.
PLANEJAMENTO – A decisão pelo consórcio imobiliário passou a fazer parte do planejamento financeiro familiar, principalmente por se tratar de um investimento de médio e longo prazo, com planos de 120 e 180 meses, que apoia as famílias e jovens casais a alcançarem seus objetivos, bem como aumentar o patrimônio.
Para Tatiane da Silva, assessora de consórcio da Sicredi União PR/SP, a procura pelo consórcio nos anos anteriores norteava duas questões, a primeira quanto à aquisição de um segundo imóvel ou para a diversificação de investimentos. “Atualmente, temos inúmeros casos onde as pessoas buscam o consórcio para conquistar a primeira casa ou apartamento. Diria que nestes casos, em específico, observamos de forma mais clara uma mudança de perfil na procura do produto diante ao novo cenário econômico”, afirma.
SEGURANÇA – A Sicredi vem apresentando consistente crescimento na operação de consórcios nos últimos anos. No primeiro bimestre de 2016, frente aos primeiros dois meses de 2015, a cooperativa registrou um aumento de 106% nas vendas. “O consórcio é a melhor opção sempre, no entanto, é uma programação de compra, ou seja, se a pessoa precisa do bem imediatamente, talvez não seja a melhor opção. No entanto, com as elevadas taxas de juros, as pessoas procuram sempre a modalidade segura e mais barata e o consórcio é tudo isso”, explica Tatiane.
Texto: Ascom Sicredi
Seja o primeiro a comentar