Bongiorno debate serviços da Saúde com servidores

reuniao-abr

A definição de ações que visam a melhoria da qualidade dos serviços prestados por toda a rede pública de saúde em Cianorte foi o principal assunto da reunião realizada na manhã de ontem (19), no auditório do Paço Municipal, onde o prefeito Bongiorno esteve com o Secretário de Saúde, Rogério Sossai; a secretária executiva do CISCENOP, Andreia Fancelli; o subprocurador jurídico, Mário Ramos Lubasky; chefes de divisões; médicos e enfermeiros chefes.

Foram discutidas questões referentes aos atendimentos prestados pelas 15 Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimento (PA) e pelo CISCENOP, bem como sobre consultas de especialidades, exames e medicamentos. “Nunca se investiu tanto em saúde quanto nos últimos três anos. Este fato, somado ao esforço que a administração municipal tem feito pela valorização do servidor e otimização das condições de trabalho, torna inadmissível que a população seja mal assistida”, enfatizou o prefeito, que apresentou uma série de levantamentos, ouviu sugestões e solicitou mais engajamento aos profissionais.

Entre os principais investimentos citados pelo gestor destacam-se:

  • A contratação de mais especialistas pelo CISCENOP que, por exemplo, passou a ofertar consultas com reumatologista e, atualmente, conta com mais de 200 credenciados, entre médicos, clínicas, hospitais, laboratórios e institutos de diagnóstico por imagem;
  • A mudança nos plantões prestados pelo Hospital São Paulo e pela Santa Casa que, de alternados quinzenalmente, passaram a ser realizados concomitantemente durante todo o mês, sendo o primeiro responsável por casos de pediatria e obstetrícia e o segundo pelos demais procedimentos de urgência e emergência. Além disso, houve aumento no auxílio financeiro prestado às duas entidades.
  • A criação da Tabela SIH/SUS Municipal que complementa a remuneração dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares como, por exemplo, anestesias e cirurgias;
  • A implantação de mudanças nos processos licitatórios para aquisição de medicamentos que, unificados, atraem empresas maiores e preços mais vantajosos para o município. Além disso, foi implantada uma Central de Distribuição e farmácias nos postinhos, todas conectadas por sistema informatizado, que possibilitaram a melhoria da gestão de estoque e o acesso pela população.
  • A contratação de empresa especializada no transporte de pacientes para Curitiba com ônibus leito;
  • A implantação do SAMU; entre outros.

“Cianorte está muito bem servida com relação à estrutura da saúde. O que precisamos é fortalecer a comunicação entre o médico e a equipe de enfermagem; de diálogo entre a UBS e o especialista; de realização de referência e contra referência; verificar se a pessoa realizou os exames e se pegou os resultados. Isto, para garantir o atendimento integral, continuado e mais humanizado ao paciente”, concluiu Bongiorno.

Para o secretário de saúde, a reunião foi proveitosa. “Juntos, pudemos traçar um panorama que nos permitiu trocar experiências e estabelecer ações para o máximo aproveitamento dos recursos e melhoria da qualidade dos serviços prestados por toda a rede pública de saúde em Cianorte. Foi um encontro muito produtivo, que pretendemos promover mais vezes”, afirmou Sossai.

Texto e foto: Ascom Prefeitura de Cianorte

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*