Com o objetivo de melhorar o gerenciamento de acidentes ambientais, o Instituto Ambiental do Paraná passou a testar, neste mês de junho, a nova estrutura da Coordenadoria de Acidentes Ambientais. Esta alteração possibilita a descentralização o que permite atender os acidentes com maior agilidade e critérios ambientais.
Com a modernização, a Coordenadoria prestará atendimento especializado aos acidentes que realmente causam impacto ambiental e que podem causar maiores transtornos para o meio ambiente e a população. “A ideia é direcionar o atendimento do IAP para aqueles acidentes que realmente apresentam risco para o meio ambiente e atuar mais nos programas de prevenção das atividades que já são licenciadas pelo IAP. Vamos priorizar a prevenção e na mitigação do impacto imediato dos acidentes”, explicou a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição, Ivonete Chaves.
As mudanças instituídas pela portaria do IAP nº 086 de 13 de maio de 2015 Já foram apresentadas aos gestores do Instituto. Segundo a portaria, os chefes regionais passam a ser responsáveis pelo atendimento aos acidentes ambientais e cabe a eles designar os técnicos com o conhecimento e treinamento mais indicados para cada situação. O atendimento também conta com o apoio de três laboratórios do IAP, em Curitiba, Londrina e Toledo, para serviços de coleta de amostras e de ensaios laboratoriais.
MACRORREGIÕES – Esta nova regulamentação também define seis macrorregiões para que sejam atendidos todos os municípios, estradas e empresas do Estado. Os coordenadores dessas macrorregiões terão equipamentos básicos para o atendimento aos acidentes, como veículos, máquinas fotográficas, GPS, telefone celular e Equipamento de Proteção Individual (EPIs), além de outros que o coordenador julgar necessários para as características locais.
Foram definidas as macrorregiões de Campo Mourão (que também atenderá os escritórios de Cianorte, Pitanga e Guarapuava), Litoral, Curitiba (que também atenderá o escritório de União da Vitória), Ponta Grossa (que inclui Irati), Londrina (para atender os escritórios de Jacarezinho, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Maringá e Paranavaí), e Toledo (que englobará Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Pato Branco).
Esta nova proposta será apresentada e discutida com os demais órgãos parceiros e instituições ligadas à questão, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e concessionárias de rododvias, que também fazem o atendimento a acidentes ambientais.
TREINAMENTO – A nova Coordenadoria de Acidentes Ambientais já entregou aos chefes regionais um manual de coleta de amostras e a listagem dos técnicos que já foram capacitados para coleta de amostras e atendimento a acidentes. Também serão ministrados cursos de reciclagem aos técnicos para a coleta de amostras em diferentes condições e ambientes e para o atendimento a acidentes ambientais.
Texto: AE-PR / Foto: Divulgação/IAP
Seja o primeiro a comentar