Seja na condição de pedestre ou motorista, desde ontem (3), quem passar pela Avenida Edson de Lima Souto, nas proximidades da Praça Francisco Kanô (“Pracinha do Japonês”), em Cianorte, notará diferenças. Isto porque, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Municipal, está realizando as obras de instalação de uma faixa elevada para a travessia de pedestres, bem como adequando a Praça da Bíblia (em frente ao Supermercado Cidade Canção), com a construção do passeio público.
“Esta é uma localidade que, devido a forte atividade comercial e estudantil, apresenta um número de transeuntes significativo, tanto durante o dia quanto no período noturno. Assim, para garantir a segurança na travessia dos pedestres, fazendo com o que os motoristas reduzam a velocidade ao entrar ou sair da rotatória da Praça Francisco Kanô, estamos instalando as faixas elevadas e, ainda, melhorando as condições de acessibilidade da Praça da Bíblia, por meio da construção da calçada, assegurando a continuidade do trajeto para os que o fazem a pé ou em cadeiras de rodas”, explicou o Secretário de Desenvolvimento Municipal, Nelson Magron Junior.
A Praça da Bíblia, que até então possuía superfície apenas gramada, além de receber o passeio público em piso intertravado de concreto, também está passando por revitalização arbórea. “Após análise técnica das condições das árvores localizadas na área, realizamos, de acordo com as permissões da lei, a retirada de arbustos, bem como de um flamboyant e de um ipê seco, pois ameaçam a integridade das pessoas e bens materiais, pelo crescimento de raízes além do solo e pela possibilidade de queda, respectivamente”, contou o Secretário do Meio Ambiente, José Ícaro Monteiro Maranhão que, ainda, destacou que, visto o número de árvores existentes na praça, não há a necessidade de reposição.
A previsão é de que as obras de adequação da Praça da Bíblia sejam executadas até a sexta-feira (06). Já a construção da faixa de pedestre elevada terá início na próxima segunda-feira (09), sendo concluída em até cinco dias. “Pedimos a compreensão dos motoristas com relação à interdição da Avenida Edson de Lima Souto neste período. Nosso objetivo é garantir as condições ideais de segurança, trafegabilidade, qualidade urbana e acessibilidade para todos os cianortenses e visitantes”, solicitou o chefe da Divisão Municipal de Trânsito, Elder Pirelli de França.
Esta é a terceira faixa de pedestres elevada da Capital do Vestuário, sendo as duas primeiras construídas na Avenida América: uma no trecho entre a Rodoviária e a Avenida Pará, em frente ao Mercado Royal; e a outra em frente à Igreja Sagrada Família, no Cianortinho. Em breve, o quarto redutor de velocidade do município será instalado na Avenida Santa Catarina, próximo a Escola Municipal Cecília Sato/Colégio Estadual Princesa Isabel.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Seja o primeiro a comentar