Há uma semana, quando o Conselho Administrativo da Santa Casa de Cianorte elegeu a nova diretoria, a Prefeitura de Cianorte e os demais municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde Ciscenop abraçam a administração da instituição de saúde com o objetivo de contribuírem para a recuperação do hospital que atende à população de Cianorte e região.
Já na última sexta-feira (23), os recém-eleitos presidente e vice-presidente, Gilmar Célio e Wilson de Souza da Silva, respectivamente, tomaram posse em reunião ordinária realizada nas dependências da instituição de saúde. “Nossa administração conta com a colaboração de todos vocês conselheiros, Prefeituras. Precisamos de ideias e de pessoas dispostas a ajudar. Se todos estiverem com a mesma vontade que o prefeito Bongiorno demonstrou ao longo desta semana, através de ideias e atitudes, tenho certeza de que conseguiremos resolver a situação grave em que a Santa Casa se encontra”, afirmou Gilmar.
Na ocasião, Bongiorno apresentou as medidas emergenciais tomadas para a reabertura do plantão. “A Prefeitura de Cianorte disponibilizou funcionários com experiência em saúde pública para ajudar neste primeiro momento na administração da Santa Casa, o objetivo deles é conhecer os pormenores da instituição para que possamos tomar decisões que consigam tirar a instituição desta crise. Para que pudéssemos abrir o plantão nesta sexta-feira, acertamos com cinco ortopedistas que trabalharão por hora presencial, recebendo por nota fiscal conforme o contrato assinado; fechamos também com quatro cirurgiões e, por enquanto, com um anestesista. Assim, teremos estes profissionais durante 24 horas, de segunda a segunda na Santa Casa”, explicou.
O gestor público comentou também sobre a divisão de atendimentos entre Santa Casa e Hospital São Paulo. “Existia a reclamação, por parte dos médicos, da dificuldade de formação de um corpo clínico para atender semana sim, semana não. Então optamos por deixar os casos de pediatria, obstetrícia e ginecologia a cargo do Hospital São Paulo e Santa Casa com todo o plantão de emergências”, informou.
Após o pronunciamento do prefeito, o contador da instituição apresentou a prestação de contas do mês de dezembro de 2014, onde ficou claro que a dívida da Santa Casa será a principal preocupação da nova equipe de trabalho, conforme destacou o Promotor de Justiça, Julio Cesar da Silva. “Hoje nós precisamos elencar prioridades para não fechar as portas, teremos que renegociar com médicos e principais fornecedores. Estou feliz pelo prefeito Bongiorno ter assumido essa responsabilidade de ajudar na recuperação da Santa Casa e esperamos que com todas essas medidas a situação mude para melhor e isso acontecerá com o esforço de todos e com a transparência das contas. Mas, temos que comemorar por hoje o plantão já estar funcionando, daqui pra frente é muito trabalho”, destacou.
Estiveram presentes na reunião secretários municipais de saúde dos municípios da região; o secretários municipais de Saúde e de Integração Governamental de Cianorte, Rogério Sossai e Clóvis Bongiorno; o Procurador Jurídico da Prefeitura, Agnaldo Damasceno, e conselheiros administrativos da Santa Casa.
Texto e foto: Assessoria Prefeitura de Cianorte
Seja o primeiro a comentar