Durante o horário de expediente bancário de ontem (18), a fiscais da Delegacia Regional da Receita Estadual de Umuarama em conjunto com a Polícia Militar estiveram realizando uma operação com o objetivo de fiscalizar os condutores em atraso com o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), em Cianorte.
A blitz foi realizada na Avenida América, nas proximidades da Rodoviária, sendo abordados carros, motos, caminhões e outros veículos que possuíssem débitos junto ao Governo Estadual.
Durante a operação cada servidor da Receita Estadual contou com um computador portátil, com um programa contendo todo o cadastro de veículos registrados no estado, bem como a situação tributária de cada um, facilitando o trabalho de abordagem, análise documental e liberação dos veículos.
O programa garante ainda mais agilidade na biltz já os veículos não precisam ser abordados, uma vez que os fiscais verificam no sistema o número da placa, sendo somente solicitado para que estacionem e apresentem a documentação para averiguação os veículos com o tributo em atraso.
O Delegado Regional da Receita Estadual Ghefferson Tavares explica que como a verificação é online e em tempo real, apenas os veículos com débitos foram abordados. “Assim que constatamos o débito, abordamos e retemos o veículo, encaminhando o condutor para a Van onde já emitimos o boleto para que a pessoa possa efetuar a quitação do débito, após a confirmação já liberamos o veículo.”, afirmou.
Os condutores, cujos veículos foram retidos, que não realizaram o pagamento até o fechamento dos bancos tiveram os veículos guinchados para o pátio da PM, onde será liberado somente depois de quitar com a divida.
De acordo com Ghefferson as blitz de fiscalização estão sendo realizadas em toda a região de abrangência da Delegacia Regional. “Já realizamos a operação em Umuarama e aqui em Cianorte, nos próximos dias estaremos em Campo Mourão e outros municípios.”, afirma. É importante ressaltar que o valor do IPVA sofre um acréscimo de 10% quando atrasado. A Receita Estadual alerta ainda que haverá outras fiscalizações como esta até o fim de ano.
Segundo a Receita Estadual, dos 51.867 veículos que compõem a frota em Cianorte, 8.343 apresentam pendência no IPVA, o que representa cerca de R$ 4.248.000,00. Na área de abrangência da Delegacia Regional da Receita Estadual de Umuarama, que abrange 62 municípios, são 66.785 veículos pendentes, o que representa mais de R$ 37,5 milhões de inadimplência.
Texto e foto: Crédito: Juliano Secolo/FOLHA
Seja o primeiro a comentar