As melhorias no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Capital do Vestuário já trazem consequências positivas ao município. Isto porque, as 15 equipes de atenção básica e as oito de saúde bucal de Cianorte foram bem avaliadas no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Na prática, este resultado significa o repasse adicional mensal de verbas do governo federal para o investimento na saúde pública.
Do total de 23 equipes avaliadas no período entre novembro de 2013 a maio deste ano, 17 receberam o conceito “muito acima da média”, cinco ficaram “acima da média” e uma “na média”. O Programa do governo federal, lançado em 2011, tem o objetivo de garantir um alto nível de atendimento, por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde, o que estimula a melhoria da qualidade do serviço oferecido à população.
“Estamos muito felizes em saber que nosso trabalho está sendo reconhecido e que isto signifique um aumento no repasse de recursos federais que serão utilizados para melhorarmos ainda mais o atendimento, oferecendo um serviço de qualidade e uma saúde pública digna a nossa população”, comemorou o secretário municipal de Saúde, Rogério Sossai.
A avaliação é composta por três partes: uso de instrumentos autoavaliativos – o que corresponde 10% da avaliação; desempenho em resultados do monitoramento dos 24 indicadores de saúde firmados no momento da adesão do Programa – responsável por 20% da avaliação; e desempenho nos padrões de qualidade verificados in loco por avaliadores externos – usuários do serviço –, que corresponde a 70% da nota de avaliação.
O prefeito Bongiorno destacou os investimentos realizados na valorização do servidor da saúde, bem como na infraestrutura das Unidades. “Desde que assumimos em 2013, realizamos aumentos salariais que estimulam nossos funcionários a prestarem um serviço de qualidade a nossa população. Além disso, a minha recomendação pessoal é para que o atendimento nas Unidades de Saúde e PA sejam realizados sempre com um sorriso no rosto, pois isso faz o paciente sentir-se acolhido. Outra preocupação nossa foi o investimento na melhoria física das UBSs que passaram por reformas e ampliações. Sabemos que ainda temos muito o que melhorar, mas o resultado positivo conquistado nessa avaliação mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.
Texto e foto: Assessoria da Prefeitura
Seja o primeiro a comentar