O Ponto de Atendimento do Sebrae anuncia um balanço com ótimos resultados estando prestes a completar um ano em Cianorte. Foram 3,3 mil atendimentos desde a implantação em novembro de 2013. “Superou as nossas expectativas”, comentou a consultora do Sebrae, Letícia Rodrigues Albuquerque. “Caminhamos para uma consolidação do nosso trabalho com boas expectativas”.
O Ponto de Atendimento opera numa parceria entre a prefeitura, o Sebrae e a Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC), que cede uma sala em sua estrutura na avenida Santa Catarina. Entre os procedimentos mais comuns para os empresários cianortenses estão orientações sobre abrir o próprio negócio, viabilidade de investimento, inovação tecnológica, cursos sobre atendimento e parte financeira, entre outros. Foram 1427 atendimentos para pessoa física e 1956 para pessoa jurídica.
Além desses procedimentos, o Sebrae também tem outras atividades em Cianorte. Como palestras, cursos, consultorias e oficinas. Apesar dos bons resultados em um ano de trabalho, não há perspectiva de quando o Sebrae pode abrir uma unidade própria na cidade. “Isso depende mais de uma mobilização local que de nós”, comentou Letícia Albuquerque.
A sintonia entre Sebrae e ACIC vai além da utilização do espaço físico. “A avaliação desse ponto na ACIC foi de 9,76, a maior do Paraná”, cita contente o presidente da ACIC, Sérgio Castardo que está atento às necessidades do setor conforme contatos com os filiados à associação.
O prefeito Claudemir Bongiorno é outro que demonstra satisfação com os resultados da parceria. “Não medimos esforços para ajudar os empresários locais”, anunciou o prefeito. Entre os exemplos está a instalação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
NOVIDADES – Bongiorno recebeu os parceiros do projeto numa reunião no paço municipal na última quinta-feira (30 de outubro). Além da apresentação dos dados do Ponto de Atendimento, a reunião também serviu para conversas sobre outros benefícios para as micros e pequenas empresas cianortenses, que são responsáveis pela boa colocação de Cianorte em 21º lugar no ranking de arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) no Paraná.
Um dos aspectos a serem trabalhados e que já está previsto nas ações dos parceiros é agilizar a abertura das empresas. Seja por uma articulação junto ao Corpo de Bombeiros que tem um acúmulo de serviços nesse sentido, seja pela implantação de um novo sistema no segmento, como o Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
Atendimentos do Sebrae em Cianorte:
-1427 Atendimentos a Pessoa Física
– 1956 Atendimentos a Pessoa Jurídica
Realizações:
– 18 Palestras Orientativas para formalização como MEI
– 5 Palestras com temas de interesse geral:
– 1 Palestra Magna
– 19 Oficinas
– 3 Cursos
– 2 Caravana
– 7100 Horas de Consultoria
Texto: Andye Iore
Foto do Sebrae: Andye Iore
Foto da reunião: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
Seja o primeiro a comentar