As altas temperaturas têm levado os moradores de Cianorte a consumir mais água que o habitual, principalmente nos fins de semana. Para atender a demanda, a Sanepar está investindo R$ 446 mil para ampliar o sistema público de abastecimento, além de antecipar a execução de mais um poço. O jornal Folha de Cianorte adiantou os investimentos estaduais na cidade em reportagem especial publicada no final de outubro, sobre o aumento no consumo da água em períodos de alta temperatura e da falta de água em alguns bairros cianortenses.
No final de outubro, o consumo de água em bairros de Cianorte aumentou aproximadamente 30% conforme dados da Sanepar, devido ao calor próximo a 40°C. Esse alto consumo seria o equivalente ao da população da cidade daqui a dez anos. Em função disso, a Sanepar anunciou em reportagem do jornal que estava se antecipando e iniciando as obras anunciadas oficialmente ontem.
Já para dezembro, o sistema ampliado produzirá 20 mil litros de água por hora. A previsão anterior era de concluir a obra na segunda quinzena de janeiro de 2015. Além de perfurar o poço, localizado na avenida Souza Naves, área central da cidade, a Sanepar executou 992 metros de adutora de água bruta, entre outras obras. “Apesar de todos os investimentos que estamos fazendo em Cianorte, o momento é de usar a água com racionalidade”, ressalta o gerente geral da Sanepar na Região Noroeste, Paulo Battiston, sobre as ações que os consumidores podem fazer em casa para colaborar no uso racional da água.
CIANORTINHO – Na região do Cianortinho, a Sanepar também realiza obra de ampliação do sistema de abastecimento de água. Com investimento de R$ 237 mil, a empresa perfura mais um poço, com vazão de 18 mil litros por hora, que deve entrar em operação até agosto de 2015. Além dele, serão executados 886 metros de tubulações, entre linha de recalque e adutora de água bruta, mais urbanização, abrigo para o quadro de comando e instalações elétricas.
HORA DE ECONOMIZAR – Eduardo Kawassaki Júnior, gerente regional de Umuarama, responsável pelo sistema de Cianorte, destaca pequenas ações diárias que a população pode adotar contra o desperdício. “São atitudes simples, como escovar os dentes com a torneira fechada, varrer a calçada antes de lavá-la e, de preferência, reutilizando a água da máquina de lavar roupa para a limpeza da calçada”, diz ele.
* Confira reportagem da Folha de Cianorte publicada no final de outubro sobre problemas com água em Cianorte.
DICAS DE ECONOMIA:
Reduzir o tempo no banho com o chuveiro aberto;
Reduzir o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba;
Na hora de lavar a louça, não deixe a torneira aberta durante todo o tempo;
Verificar se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna. Se houver algum vazamento dentro do seu imóvel, chame um encanador para fazer o conserto o quanto antes;
Se observar vazamento de água na rua, avise a Sanepar imediatamente pelo telefone 0800 200 0115;
Não lavar o carro com mangueira. Use o balde;
Reduzir a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
Texto: Andye Iore com informações e foto da Assessoria da Sanepar
Seja o primeiro a comentar