Cianorte acaba de avançar rumo a um ensino superior gratuito e de qualidade. Isto porque, em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (27) na Câmara Municipal, os vereadores aprovaram, por unanimidade em 2º turno, o Projeto de Lei nº 177/2014, formulado pela Prefeitura, autorizando o Poder Executivo a doar o terreno do Campus Regional de Cianorte da Universidade Estadual de Maringá (UEM) à instituição de ensino. A concessão foi viabilizada graças a estudos técnicos, realizados a pedido do prefeito Bongiorno, para que o imóvel fosse devidamente desmembrado, já que, no mesmo terreno, existe a Escola Municipal Castro Alves – que em breve ganhará uma quadra esportiva coberta –, Escola Técnica Profissionalizante e uma área de reserva de preservação ambiental.
Após a verificação do montante de terras que deveriam continuar pertencendo ao município, foi proposto o Projeto de Lei desmembrando 38 mil metros quadrados que, com a autorização da Casa Legislativa, serão doados à UEM. “A administração municipal tem o interesse de fortalecer o ensino superior em nosso município, criando assim oportunidades aos nossos habitantes. Essa concessão do terreno nos dá a certeza de que os cursos já existentes na instituição serão fortalecidos e poderemos, ainda, contar com novas opções para nossos jovens não precisarem sair de Cianorte em busca de estudos”, afirmou o prefeito.
“Essa Casa de Leis luta para o desenvolvimento dos jovens do município e isso se dá através de um ensino superior de qualidade, por isso, nós vereadores, não poderíamos ter outra atitude senão esta do fortalecimento da UEM, por meio da autorização da doação do terreno. Esta instituição, além de oferecer oportunidades aos estudantes da nossa cidade, atrai alunos de diversas localidades, algo que impulsiona o crescimento do nosso município”, destacou o presidente da Câmara Municipal, vereador Dadá.
Já a professora Marcia Maioli, diretora do campus, garantiu que a doação possibilitará um maior acesso a recursos junto ao governo estadual. “Agradecemos muito ao prefeito Bongiorno e aos vereadores por essa conquista, aguardada há anos. Agora teremos um acesso mais direto aos recursos do governo do estado, sem precisarmos do intermédio da Prefeitura. Claro que o apoio das autoridades políticas ainda é fundamental para termos sucesso nesses pedidos. Temos uma expectativa muito grande com relação à vinda de novos cursos, entretanto precisamos deixar claro que, de imediato, trabalharemos para a estruturação dos cursos já existentes, principalmente os de Design e Moda, implantados já há 12 anos e ainda estão sem uma estrutura desejada para funcionar adequadamente”, comentou.
Na mesma sessão ordinária – e na extraordinária realizada logo em seguida – foi aprovada, por unanimidade, a autorização para a abertura de crédito suplementar que será usado, pela Prefeitura, para a aquisição de um veículo Van a ser cedido à UEM para o transporte de professores.
Texto e foto: Assessoria da Prefeitura de Cianorte
Seja o primeiro a comentar