Realizar o sonho da casa própria vai além em Cianorte. A população de baixa renda também tem o benefício do programa Teto Solidário, que ajuda as famílias a construir as casas com doação de areia, lajotas, cimento, pedras e telhas. A prefeitura completou 63 famílias beneficiadas desde no ano passado, sendo que 15 foram recepcionadas (foto) no paço municipal ontem e receberam seus certificados do programa que foi uma promessa de campanha do prefeito Claudemir Bongiorno. “Hoje é um dia muito especial e feliz para mim”, comentou o prefeito. “Estamos fazendo programas sociais para quem precisa e fazendo a cidade melhorar cada vez mais por isso”.
O Teto Solidário foi elaborado pelo prefeito Bongiorno e pelo vice-prefeito Sérgio Pereira Junior e consta no programa de campanha da eleição. Uma equipe da prefeitura desenvolveu o projeto que foi aprovado pela Câmara de Vereadores e colocado em prática no ano passado.
CONJUNTO – O prefeito Bongiorno ressalta o foco da gestão na comunidade carente da cidade com vários benefícios. Além do Teto Solidário, há o pagamento da conta de água para 863 famílias, cujo objetivo é chegar a mil famílias até o final do mandato. Também há o subsídio na passagem do transporte coletivo, reformas de casas no programa Melhoria de Residências, entre outras situações que colaboram com o orçamento familiar.
Também participaram da solenidade ontem na prefeitura o deputado estadual Jonas Guimarães, os vereadores Carlos “Dadá”, Marcia Pereira e Silvio Fernandes, os secretários municipais Nelson Magron Junior e Antônio Lino da Silva, entre outros. Eles ressaltaram a iniciativa da prefeitura em beneficiar os moradores que não tem muitos recursos e parabenizaram as famílias presentes pela conquista.
Realizando sonho para as famílias
Para entrar no Teto Solidário a família se inscreve no sistema Cadastro Único, com ampla avaliação e acompanhamento das secretarias municipais.
É preciso ter renda mensal de até três salários mínimos, ter um único imóvel e morar em Cianorte há pelo menos cinco anos.
O benefício é para casas de até 70 metros quadrados, sendo que a construção cabe à família beneficiada. A prefeitura também pode doar o projeto da construção, além do material de construção.
O casal Célia Rosa da Silva, 28 anos, e Fabiano dos Santos, 25 anos, (foto ao lado) estava felizes ontem ao receber o certificado do programa. “Isso foi a melhor coisa que já aconteceu para mim”, comentou a diarista que achava que nunca seria beneficiada por não acreditar nesse tipo de situação.
O casal mora hoje na Zona 3 e tem uma renda media mensal de aproximadamente R$ 1,4 mil. Eles consideram que estar no programa Teto Solidário é como garantir a aposentadoria por poder construir a casa própria e não precisar mais pagar aluguel.
Texto e fotos : Andye Iore/FOLHA
Seja o primeiro a comentar