Na última quarta-feira (29), policiais civis da 21ª Subdivisão estiveram em Cianorte participando da reunião do Curso de Capacitação Continuada que vem sendo desenvolvida ao longo do ano com a participação dos investigadores.
Durante o encontro foram abordados os seguintes temas: Testemunhas e Medidas Protetivas da Lei Maria da Penha; Abordagem da importância do cumprimento das Denúncias da Gestora da Ouvidoria; Levantamento de Local de Crime; e, Enfrentamento de situação de crise;
Durante a capacitação foi dada ênfase ao tratamento dado pelos Policiais Civis no atendimento ao público, desde a chegada da vítima na delegacia até a finalização dos procedimentos, com a apuração dos fatos, a busca da materialidade para dar amparo ao processo criminal, e a finalização com a prisão do infrator.
Também foi destacada a importância das medidas protetivas, uma vez que as mesmas são de caráter urgentes, já que nestes casos a vítima, geralmente, está correndo risco da sua integridade física, sendo que sobre esse assunto também foi ressaltado a observância do prazo estabelecido em lei.
No encontro, também foi demonstrado aos policiais que a preservação do local do crime é de suma importância, para que se possa chegar a autoria e a uma futura condenação ao criminoso, sendo que o policial deve adotar medidas rápidas para a preservação da cena do crime, bem como relatórios para instruir o inquérito policial de forma adequada.
Finalizando o encontro, foram repassadas instruções de técnicas e táticas de situações de crise; deslocamento com arma curta; além de ser relembrado a escala do uso diferenciado da força.
Texto: Juliano Secolo / Foto: Polícia Civil
Seja o primeiro a comentar