Foram empossados, na última segunda-feira (13), os membros que passam a compor a equipe de gestão administrativa dos novos reitor e vice-reitor da UEM, Mauro Luciano Baesso e Júlio César Damasceno, respectivamente. A cerimônia foi realizada no auditório do Bloco B-33.
Já no cargo de pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários. Bruno Luiz Domingos De Angelis, falou em nome da equipe. Resgatando dois verbos ditos no discurso de posse do reitor, na sexta-feira, dia 10, que são transformar e reinventar e ainda uma citação que consta no Plano de Gestão da Chapa 2 (“conduzir a UEM com serenidade e justiça, fazendo renascer a esperança”), o novo pró-reitor disse que ali estavam sintetizados, em essência, “o pensamento e a filosofia que nortearão o trabalho dessa administração nos próximos quatro anos”.
O respeito às diferenças e à pluralidade de ideias também serão princípios norteadores da nova gestão, segundo De Angelis, destacando que a nova equipe assume sob o signo da mudança. “Somos agentes das mudanças e transformações que visualizamos e acreditamos e pelas quais lutamos e chegamos a esse momento”, disse ele, lembrando que o compasso, o tempo e a velocidade dessas mudanças serão pautados, em última instância, pelo reitor.
De acordo com o pró-reitor, a condução de cada cargo deve ser orientada pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, interesse público, entre outros. Diante disso, “imaginável seria transformar nossas mesas de trabalho em balcão clientelista ou aparador para barganhas e concessões que ferem o princípio da coisa pública”, enfatizou. Além disso, ele elencou dez pontos que, no seu entendimento, serão necessários para o cumprimento das novas funções. São eles: dedicação, diálogo, hierarquia, humildade, paciência, respeito, responsabilidade, serenidade, sintonia e unanimidade.
De Angelis ainda formalizou o agradecimento público ao professor Erivelto Goulart por “ter acreditado e mostrado que o sonho era possível”. Segundo De Angelis, o professor desempenhou um papel essencial desde o princípio da construção da candidatura da Chapa 2, vencedora nas últimas eleições.
O novo reitor da UEM, professor Mauro Baesso, confessou que foi difícil montar a equipe, justificando que a Universidade tem inúmeras pessoas de valor reconhecido. E disse que as escolhas foram feitas com base no conhecimento técnico de cada área, adiantando que nem todos os cargos foram preenchidos mas que até o final desta semana deve sair a lista completa. Parabenizou aos empossados do dia, agradecendo-os por terem aceitado o desafio de participar desta gestão. Reconheceu que há dificuldades a serem vencidas e que a comunidade espera respostas desta gestão. Nesse sentido e repetindo o que disse durante a sua posse pediu o apoio de todos na “construção da UEM que queremos”.
Texto e foto: ASC/UEM
Seja o primeiro a comentar