O problema fica mais visível para a população quando está calor e os casos da doença aumentam diariamente. Mas o trabalho da equipe de Combate à Dengue, da Secretaria de Saúde de Cianorte, é durante todo o ano. Esse ano o setor ganhou reforço e tem melhores perspectivas para 2015. “Agora temos uma boa estrutura e condições de atingirmos as metas de visitas às casas da cidade no trabalho de prevenção”, comenta a supervisora do Programa de Combate à Dengue, Vera Lucia Fusisawa (foto abaixo). “Antes tínhamos dificuldade em chegar na maioria das casas”.
Ela comenta sobre o trabalho de campo em relação aos 36 mil imóveis que sua equipe tem para vistoria (foto acima) em Cianorte, São Lourenço e Vidigal durante o ano. Com uma equipe pequena, não se atingia nem metade das casas e algumas residências levavam em torno de seis meses para serem visitadas. Agora, pela primeira vez, há perspectiva de atingir a meta. Isso porque a equipe de agentes dobrou esse ano, somando 41 pessoas atualmente, sendo a maior que Cianorte já teve.
Fusisawa anuncia que está prevista uma ampla vistoria entre outubro e setembro e que Vidigal e São Lourenço já estão completas. Mesmo assim ainda há preocupações como nas residências fechadas que os agentes não conseguem entrar. “Pode haver focos nesses locais e não conseguimos tratar ou destruir os focos”, comentou Fusisawa. Ela cita que o normal é ter uma media de 10% de residências fechadas quando as equipes fazem a vistoria e que Cianorte chega a ter 30% em alguns períodos.
EQUIPAMENTOS – Além disso, o setor também ganhou equipamentos como botas e luvas para o trabalho de campo e a sede recebeu geladeira, fogão e forno micro-ondas. Colaborando para uma boa relação de trabalho na equipe. Outras frentes de ação em 2014 foram mutirões de limpeza nos bairros, aplicação de fumacê com equipamento do governo estadual, campanha lúdica com ilustrações, parcerias com outras secretarias municipais, palestras em escolas, entre outras.
ESTATÍSTICAS – Esta prevista para a segunda quinzena de outubro a realização do quarto Levantamento de Índice Rápido Aedes Aegypti (LIRA) do ano (confira baixo). Cianorte já teve índice alto como a maioria das cidades da região Noroeste esse ano, chegando a quatro vezes mais que o aceitável pelos órgãos de Saúde que é até 1%.
Cianorte conta hoje com 472 casos positivos de dengue confirmados. Com todas as melhorias no setor esse ano, o trabalho preventivo fica mais eficiente e a cidade não precisa tomar medidas emergenciais em cima da hora quando os casos positivos de dengue aumentam nos períodos de calor. O que é comum na maioria das cidades que não investem na prevenção.
LIRA EM 2014:
– janeiro – 2,1% – 10 casos
– abril – 4,1% – 115 casos
– agosto – 1% – 412 casos
REGIÕES COM DENGUE EM CIANORTE:
Zona 7 – 162 casos
Zona 4 – 51
Zona 2 – 40
Vidigal – 37
Centro – 34
Zona 6 – 32
Zona Rural – 32
Zona 3 – 29
Zona 1 – 25
Zona 8 – 12
Jd. Universitário – 10
Cassidori – 4
São Lourenço – 4
Texto e fotos: Andye Iore
Seja o primeiro a comentar